O grupo terrorista Estado Islâmico assumiu a autoria do atentado na Rússia, na tarde desta sexta-feira, 22. Pelo menos 40 pessoas morreram no ataque ao centro de concertos Crocus City Hall, na região de Moscou, capital russa.
De acordo com o Serviço Federal de Segurança (FSB) da Rússia, homens armados invadiram a casa de shows e abriram fogo contra o público. Além dos mortos, mais de 140 pessoas ficaram feridas. O local fica ao lado de um shopping e a cerca de 20 km do Kremlin, centro do poder russo.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Eram esperadas cerca de 6,2 mil pessoas para assistir ao show de uma banda de rock. Segundo a imprensa local, há crianças entre as vítimas do ataque.
O Estado Islâmico publicou no aplicativo Telegram que “atacaram uma grande concentração […] nos arredores da capital russa, Moscou”. O comunicado afirma que os atiradores “voltaram para suas bases em segurança”.
Leia mais: “Itália prende palestinos suspeitos de planejarem ataque terrorista”
Segundo o The Washington Post, a Agência Central de Inteligência dos EUA tinha recebido informações sobre a presença de um braço do Estado Islâmico na Rússia. Esse grupo opera no Afeganistão, no Paquistão e no Irã.
Polícia da Rússia busca os criminosos
O FSB informou que um grupo de atiradores invadiu o local, matou os seguranças e atirou contra a plateia. Depois, os terroristas explodiram duas bombas, o que incendiou o ambiente. Não há informação sobre o número exato de terroristas.
De acordo com o jornal russo The Moscow Times, a Guarda Nacional da Rússia informou que está no local e procura os atiradores. O Ministério de Saúde da Rússia informou que 145 vítimas estão hospitalizadas. Desses, nove estão internados em estado grave.
Leia também: “Rússia inclui ‘movimento LGBT’ em lista de grupos terroristas”
Antes do Estado Islâmico assumir a autoria, o assessor presidencial da Ucrânia, Mikhailo Podoliak, negou envolvimento do país no caso. O ucraniano chegou a acusar grupos terroristas islâmicos, que acabou sendo confirmado mais tarde.
Esse é o maior ataque terrorista na região de Moscou em 11 anos. O governo municipal enviou cerca de 70 ambulâncias para atender as vítimas. O número total de pessoas feridas e mortas ainda está em atualização.
O antisemita de 9 dedos deve estar aplaudindo.
Kkkkkk Essas outras culturas…chineses e russos, ACHAM que dá para contemporizar com muçulmanos e suas jihads…kkkkkkk. Acham que podem usá-los para cutucar, açodar o ocidente…NÃO DÁ I D I O T A S!
Esse ataque demonstra CABALMENTE que o interior da Rússia está ABANDONADO…não prenderam ninguém…
Estão acostumados a prenderem Inocentes, ativistas políticos, opositores e LGBTSQ+%@&$$
SE o Ocidente apoiar com mais recursos os ucranianos…a Rússia PERDE… ataquem a retarguarda burricos…façam comandos…pois a Rússia está abandonada em seu interior.
Eles ainda vão arrumar alguma forma de culpar os ucranianos. Esperem…
A questão é que vidas foram eliminadas pura e simplesmente, não importa se o país é comunista ou que for, certamente quem morreu não tem vínculo com a política ditatorial de Putin e quando Israel diz que é necessário acabar com esses grupos criminosos tem os que acham isso um absurdo, que Israel é genocida e dai vai……como ficamos?
HAMAS ESTADO ISLAMICO todos esses grupos TERRORISTAS são @#$%&*
Acho que é hora do 9 dedos de Garanhuns propor seu acordo de paz, reunindo as duas partes, estado islâmico e o imperial Putin para uma mesa de buteco e beberem. Se não resolver nada nas primeiras 100 garrafas, descem mais 100. Se não resolver, mais cem. É como o Garanhuns resolve todo o problema tô mundo. Ele já disse isso várias vezes.
Vai lá resolver, Garanhuns, e leva sua comitiva de ministros, empresários, políticos e imprensa. Wow.
E assim eles vão dominando o mundo
Terrorista contra comunista o que dizer!