O Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos votará um projeto de lei nesta quarta-feira, 26, que pode impedir a entrada de Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), no país. Caso o projeto seja aprovado, ele também pode resultar na deportação do magistrado, caso ele já esteja em território norte-americano.
O projeto, denominado “No Censors on our Shores Act”, foi apresentado em setembro de 2024 pelos deputados republicanos Darrell Issa, da Califórnia, e María Elvira Salazar, da Flórida. A proposta surgiu como uma resposta à decisão de Moraes de suspender a rede social X no Brasil, depois que a plataforma se recusou a cumprir ordens do STF.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O objetivo da proposta é impedir que autoridades estrangeiras que infrinjam a liberdade de expressão de cidadãos norte-americanos, por meio de censura, entrem nos Estados Unidos.
A inclusão do projeto na pauta do Comitê Judiciário foi comemorada nas redes sociais pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele afirmou que a medida busca “tirar visto de violadores da liberdade de expressão”.
Se aprovado pelo Comitê, o projeto seguirá para o plenário da Câmara. Lá, precisará de 218 votos, a maioria dos 435 deputados, para ser sancionado como lei. Esse número de votos corresponde exatamente à quantidade de republicanos na Casa.
Jim Jordan, presidente do Comitê Judiciário e republicano do Ohio, argumenta que a medida é necessária para garantir a proteção da liberdade de expressão dos cidadãos norte-americanos. Ele cita casos como o das investigações sobre as milícias digitais, que afetaram brasileiros com cidadania norte-americana ou residência fixa nos EUA.
Esse movimento tem ganhado força entre parlamentares republicanos. Em 2024, eles enviaram uma carta ao Secretário de Estado norte-americano para pedir a revogação dos vistos de todos os ministros do STF, com destaque para Alexandre de Moraes.
No documento, alegaram que o STF adota práticas que ameaçam a liberdade de expressão, como no caso da suspensão do X. Para os republicanos, isso representa uma ameaça à democracia e um avanço autoritário.
Com a vitória de Donald Trump nas eleições de 2024 e o fortalecimento de aliados, como Elon Musk, que ocupa um cargo importante na administração de Trump, a pressão contra o STF tende a aumentar. Caso o projeto de lei seja aprovado, ele pode gerar sérias implicações nas relações diplomáticas entre os dois países e afetar a imagem de Alexandre de Moraes no cenário internacional.
E quem quer ir visitar essa merda de país??????????
Você certamente não quer, pois adora passar férias na Venezuela, Bolívia e Cuba!
Uma profecia, um dia o Brasil vai ser dominado por idiotas e imbecis, não pela capacidade intelectual, mas pela quantidade, eis aqui um exemplo vivo.
Kkkk claro que você não quer. Não tem dinheiro pra ir lá!!!!! Quando muito, você deve ir na avenida Paulista, sendo um dos 12 sopradores do nove dedos!!!
A Oeste removeu meu conteúdo, mas eu posto de novo: você mesmo querendo não pode ir, Tonho da Lua, porque você é gentinha de segunda categoria. Paspalho.
Nada como um dia após o outro. Um dia da caça, outro do caçador.