Dessa forma, estrangeiros ficam impossibilitados de trabalhar nos EUA. Suspensão da emissão de vistos de trabalho vale por tempo indeterminado
Os Estados Unidos se fecham momentaneamente para profissionais vindos de outros países. Nesta segunda-feira, 22, o presidente norte-americano, Donald Trump, assinou ordem que suspende a emissão de vistos de trabalho. Dessa forma, empresas com operação nos EUA ficam impedidas de contratar estrangeiros.
Leia mais: “China culpa a Europa por novo foco de covid-19 em Pequim”
De acordo com Trump, a medida se tornou necessária por causa da pandemia da covid-19. Diante da doença que atinge outros países, ele acredita que, assim, protegerá os norte-americanos. Tanto na questão de saúde quanto na econômica. Afinal, imagina que mais profissionais nativos dos Estados Unidos terão chance de se destacar no mercado de trabalho.
“Norte-americanos competem com estrangeiros por emprego”
“Trabalhadores norte-americanos competem com estrangeiros por emprego em todos os setores de nossa economia, inclusive com milhões de estrangeiros que entram nos Estados Unidos para atuar no trabalho temporário”, afirma Trump, conforme informações divulgadas pelo site G1.
Prazo e regras
A ordem assinada por Trump entra em vigor na próxima quarta-feira, 24. Ou seja: profissionais estrangeiros não poderão obter visto de trabalho nos Estados Unidos a partir da data. A previsão é que a determinação fique ativa até o fim do ano. O presidente norte-americano ressalta, contudo, que a suspensão poderá seguir por mais tempo.
Pessoas que, por direito, iriam acompanhar os estrangeiros recrutados para trabalhar nos Estados Unidos também acabam prejudicadas com a nova medida. A ordem, entretanto, não impedirá a entrada de profissionais que já tenham o visto de trabalho em mãos.
Os vistos de trabalho com emissão suspensa são:
- H-1B ou H-2B — Concedido à maioria dos estrangeiros que trabalham nos Estados Unidos e atende desde funções consideradas de “alto grau” até serviços temporários;
- J — Relacionado, sobretudo, ao meio educacional. Isso porque se destina a pesquisadores, professores e intercambistas do programa au pair;
- L — Exclusivo para profissionais que são transferidos de país por uma mesma empresa.