Uma estátua do jogador de futebol Cristiano Ronaldo causou rebuliço no Estado de Goa, no sul da Índia. Os moradores da região acusam as autoridades locais de insensibilidade por homenagear um astro do esporte da antiga potência colonial. Dezenas de manifestantes com bandeiras pretas se reuniram para protestar no local em que a estátua foi inaugurada.
Os cidadãos expressaram sua insatisfação pelo fato de os governantes terem ignorado as estrelas do futebol da Índia e escolhido um jogador de Portugal, país do qual Goa se tornou independente em 1961. “Erguer uma estátua de um jogador de Portugal é um sacrilégio”, criticou o ativista Guru Shirodkar. “Muitas pessoas que lutaram pela liberdade de Goa foram insultadas.”
A maior parte da Índia conquistou a independência em 1947. Goa, por sua vez, depois de um conflito armado com o poder colonial português, tornou-se um território autônomo administrado pelo governo federal em 1961. Apenas 36 anos depois, em 1987, a região foi conhecida como um Estado indiano.
O deputado Michael Lobo, do partido governista Bharatiya Janata, foi um dos responsáveis pela homenagem ao astro de Portugal. “Pelo amor ao futebol, colocamos a estátua de Cristiano Ronaldo no parque”, disse o parlamentar, no Twitter. “A ideia é inspirar os mais jovens a levar o futebol a novos níveis.”
For the love of football and at the request of our youth we put up Cristiano Ronaldo's statue in the park to inspire our youngsters to take football to greater heights. It was an honour to inaugurate the beautification of open space, landscaping, garden with foundation & walkway. pic.twitter.com/VU5uvlSlMT
— Michael Lobo (@MichaelLobo76) December 28, 2021
Micky Fernandes, um ex-jogador internacional nascido em Goa, classificou a escolha como dolorosa. “Ronaldo é o melhor jogador do mundo, mas ainda devemos ter a estátua de um jogador de Goa”, sugeriu, em entrevista concedida à Agência France-Presse. Segundo o ex-atleta, a região está vivendo uma ressaca do domínio português.
Leia mais: “Ronaldo rejeita Coca-Cola, e empresa perde US$ 4 bi na Bolsa”
excelente
Quanta babaquice!!! Eu não sou amigo de estautas, que dirá de jogador de futebol, salvo Garrincha e Pelé. Os cutrucas fizeram mais bem para os indianos do que hoje a esquerda apregoa.