Os Estados Unidos derrubaram no sábado 30 dois mísseis direcionados a um navio porta-contêineres no sul do mar Vermelho. Segundo o Comando Central norte-americano (Centcom, na sigla em inglês), os projéteis foram lançados pelo grupo houthis, apoiado pelo Irã, em áreas controladas pelos terroristas do Iêmen.
A embarcação com bandeira de Cingapura e operado pela Dinamarca relatou que foi atingido por um míssil. Os navios de guerra USS Gravely e USS Laboon responderam ao chamado, segundo o Centcom. O destróier Gravely abateu dois mísseis balísticos antinavio disparados pelos houthis.
O comando dos Estados Unidos informou que a embarcação está em condições de navegar e não houve relatos de feridos.
USS GRAVELY shoots down two anti-ship ballistic missiles while responding to Houthi attack on merchant vessel.
— U.S. Central Command (@CENTCOM) December 31, 2023
Today at approximately 8:30 p.m. (Sanaa time), the container ship MAERSK HANGZHOU reported that they were struck by a missile while transiting the Southern Red Sea. The… pic.twitter.com/nUgifhkdC8
+ Leia as últimas notícias sobre Mundo no site de Oeste
Ataques dos houthis
Este foi o 23º ataque dos houthis a navios internacionais desde 19 de novembro.
O grupo terrorista controla grande parte do Iêmen e tem promovido ofensivas a embarcações comerciais no Estreito de Bab al-Mandab, no extremo sul do mar Vermelho.
De acordo com o grupo, os ataques são uma resposta à contraofensiva de Israel na Faixa de Gaza, na guerra contra o Hamas, que são apoiados pelos houthis.
+ Leia també0m: Por causa de ataques dos houthis, EUA criam coalização por corredor seguro no Mar Vermelho