Agentes federais dos Estados Unidos apreenderam quase 400 milhões de doses da droga fentanil em 2022, o suficiente para matar toda a população do país, com pouco mais de 330 milhões habitantes.
A Administração de Repressão às Drogas (DEA, na sigla em inglês), órgão responsável pelo combate ao tráfico de entorpecentes nos EUA, informou que apenas dois miligramas da substância são o suficiente para matar alguém.
In the past year, DEA has relentlessly worked to seize over 379 million deadly doses of fentanyl from communities across the country– enough to kill every American! Here are some tips for parents & caregivers about fake pills & the dangers of fentanyl: https://t.co/E9h2BgnWHl pic.twitter.com/gUiic4Cczu
— DEA HQ (@DEAHQ) December 20, 2022
Quantidade de fentanil apreendido pelos EUA
O DEA comunicou que apreendeu mais de 4,5 mil quilogramas de fentanil, quase 51 milhões de comprimidos da droga. As pílulas são propositalmente feitas para serem parecidas com analgésicos, para burlarem fiscalizações.
O órgão classificou o entorpecente como altamente viciante e “a droga mais mortal que os EUA enfrentam”, visto que é 50 vezes mais poderoso que a heroína. De acordo com órgão, a maior parte do fentanil vem do México.
Segundo a chefe do DEA, Anne Milgram, “a principal prioridade operacional do DEA é derrotar os dois cartéis de drogas mexicanos — os cartéis de Sinaloa e Jalisco (CJNG) —, os principais responsáveis pelo fentanil que está matando americanos hoje”.
No ano passado, mais de 100 mil norte-americanos morreram de overdose, com dois terços das mortes atribuídas ao fentanil.
Relacionadas
Quem alivia para as drogas não leu a matéria até o fim. Ou é cúmplice e tem que ser responsabilizado.
Nunca houve combate ao tráfico pra valer.Os Estados Unidos fazem de conta que combatem.E assim é no mundo inteiro, salvo honrosas exceções como a Indonésia e as Filipinas.
E também agora o El Salvador com o Bukele com maioria no congresso e apoio do tribunal supremo do seu país.
É um medicamento liberado pela anvisa deles, os medicamentos só foram apreendidos por serem contrabandeados a partir do México.
Isso é reflexo de uma política permissiva em relação a estes criminosos. Vocês verão que aqui no Brasil também iremos caminhar para a mesma situação. Até pior, já que quem assume quer liberar geral em relação ao crime.
Enquanto os usuários não forem considerados cúmplices do crime nada vai resolver esse assunto.