Durante o governo de Joe Biden, o número de brasileiros deportados dos Estados Unidos superou o registrado no primeiro mandato de Donald Trump. Dados da Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) comprovam esse aumento.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Entre os anos fiscais de 2021 a 2024, foram deportados 7.168 brasileiros sob a administração Biden. Esse número é significativamente maior que os 6.776 brasileiros deportados de 2017 a 2020, durante a Presidência de Trump.
O ano fiscal de 2024 registrou o maior número de deportações em dez anos, com 271.484 casos, superado apenas por 2014, quando houve a deportação de 368.644 pessoas.
Motivos das deportações dos Estados Unidos e o impacto na política de Trump
As deportações de imigrantes os Estados Unidos ocorrem por diversos motivos, incluindo a prática de crimes, ameaças à segurança pública ou até mesmo violação de condições do visto, como a permanência além do tempo permitido. A imigração é, inclusive, um tema central na política dos EUA.
Durante a campanha de 2024, Trump prometeu aos seus eleitores a “maior deportação da história” do país. O republicano ressaltou a imigração como uma preocupação essencial de boa parte dos norte-americanos.
+ Petro recua sobre deportados, e Trump suspende sanções à Colômbia
No início de seu segundo mandato, em 20 de janeiro, Trump assinou ordens executivas para intensificar o combate à imigração irregular. Entre as medidas, declarou emergência nacional na fronteira com o México e ordenou o envio de mais militares para a região, visando a aumentar o controle sobre a entrada de imigrantes.
Leia também a reportagem especial “A restauração da sanidade”, de Ana Paula Henkel, na edição 253 da Revista Oeste
🚨🌈💩💩💩Deu ruim pra extrema esquerda
É bom esclarecer para derrubar às narrativas da esquerdalha. Aliás, seria muito oportuno mostrar o currículo dessa turma que está sendo deportada. Informações sempre são úteis!🤔😳🤨🧐