A deputada republicana Nancy Mace, da Carolina do Sul, apresentou um projeto de lei para proibir mulheres trans de usarem o banheiro feminino nas dependências do Congresso dos Estados Unidos.
A proposta vem algumas semanas antes da posse da nova legislatura, quando uma deputada trans de Delaware vai assumir uma cadeira na Câmara dos Representantes. A democrata Sarah McBride será a primeira transgênero a assumir o cargo.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Nancy Mace disse ao The Washington Post na última terça-feira, 19, que o projeto “é 100% por causa de Sarah McBride”.
“Isso é sobre mulheres e nosso direito à privacidade, nosso direito à segurança”, declarou. “Não vou permitir que homens biológicos entrem nos espaços privados das mulheres. É o cúmulo da hipocrisia.”
Na campanha eleitoral, os republicanos prometeram medidas para acabar com a “insanidade transgênero”, especialmente com o ensino de ideologia de gênero nas escolas e com relação ao uso de banheiros. Há diversos relatos de abusos por “mulheres trans” contra mulheres em banheiros de uso comum.
Os políticos republicanos também pretendem impedir mulheres trans, que são homens biológicos, de disputar provas femininas, e, principalmente, proibir cirurgias de mudança de sexo para adolescentes.
Deputada trans eleita reage
McBride chamou a medida de “uma tentativa flagrante de extremistas de direita de desviar a atenção do fato de que eles não têm soluções reais para o que os americanos estão enfrentando”.
Em uma postagem no Twitter/X, a deputada eleita trans disse: “Todos os dias, os americanos vão trabalhar com pessoas que têm jornadas de vida diferentes das suas e se envolvem com elas respeitosamente. Espero que os membros do Congresso possam reunir a mesma gentileza.”
Alguns democratas da Câmara repudiaram o projeto e acusaram Nancy Mace de “intimidar” um colega do Congresso.
“Essa é sua prioridade, você quer intimidar um membro do Congresso, em vez de convidá-la a se juntar a este órgão para que todos nós possamos trabalhar juntos para fazer as coisas e entregar resultados reais para o povo americano?”, disse o líder democrata Hakeem Jeffries.
Republicano, presidente da Câmara diz que todos serão tratados com dignidade
Ainda não está definida uma data para o projeto de Nancy ser levado à votação. Na terça-feira, o presidente da Câmara, Mike Johnson falou sobre o assunto.
Questionado se a medida faria parte do pacote de regras votado logo depois da posse dos novos parlamentares, ele não deu uma resposta e disse aos repórteres que os legisladores buscariam consenso à medida que abordassem a questão “sem precedentes”.
“Faremos isso de forma deliberada, com o consenso dos membros, e acomodaremos as necessidades de cada pessoa”, disse o republicano Mike Johnson. “Tratamos todos com dignidade. Forneceremos acomodações apropriadas para cada membro do Congresso.”
DESDE CRIANÇA (E OLHA QUE ISSO FAZ MUUUUITO TEMPO) OUÇO UM DITADO QUE DIZ: CADA MACACO NO SEU GALHO. SIMPLES ASSIM.
A Trans sempre viu piroca na vida. ( nos banheiros ) . Continuar vendo não fará muita diferença. Se não quiser ver, vire o rosto e entre no box masculino mais privativo. O que não pode, é uma deputada feminina, em banheiro feminino ficar exposta a piroca, mesmo que mole do ser. As mulheres, nascidas mulheres devem possuir o direito à PRIVACIDADE e à SEGURANÇA.