Os Estados Unidos enviaram mais um submarino de propulsão nuclear para a Península Coreana. É a segunda embarcação desse tipo a chegar à região em menos de uma semana.
O veículo subaquático entrou na Base Naval de Jeju, uma ilha no sudeste da Coreia do Sul, na segunda-feira 24. As informações foram confirmadas pela Marinha sul-coreana.
O submarino dos EUA, USS Annapolis, não é uma embarcação com capacidade de levar armas nucleares, diferentemente do USS Kentucky, que ancorou em Busan, no início da semana passada.
No entanto, aquele submarino está equipado com mísseis Tomahawk e torpedos MK-48, com capacidade de destruir o casco de navios e outras embarcações de superfície.
+ Leia as principais notícias do Mundo no site da Revista Oeste
A estadia de ambos os submarinos é mais um passo na escalada de tensões entre os EUA e a ditadura de Kim Jong-un.
Submarinos dos EUA acirram os ânimos na Península Coreana
Em comunicado oficial da Marinha dos EUA, os norte-americanos afirmam que são aliados da Coreia do Sul e que “planejam estreitar a postura de defesa combinada, com a chegada do submarino USS Annapolis”.
Também comunicaram que vão conduzir “um intercâmbio de atividades, a fim de comemorar os 70 anos de aniversário da aliança”.
Qual é o tipo do submarino enviado à Coreia do Sul
O USS Annapolis carrega os famosos e temidos mísseis Tomahawks, capazes de atingir alvos em um raio de 1,6 quilômetro, percorridos a uma velocidade de 900 quilômetros por hora.
Além dos mísseis, o submarino dos EUA também porta torpedos MK-48, designados para atingir cascos de navios inimigos e gerar grandes prejuízos.
Na semana passada, o USS Kentucky foi a primeira embarcação, desde a década de 1980, que os Estados Unidos enviaram à Península Coreana.
+ Leia as principais notícias sobre Tecnologia no site da Revista Oeste