Mais de 1 milhão de pessoas no Estado norte-americano de Louisiana ficaram sem luz depois da passagem do furacão Ida neste domingo, 29. Segundo o site PowerOutage.us, que monitora quedas de energia, o fornecimento está totalmente interrompido em Nova Orleans. Além do apagão, o fenômeno climático deixou uma morte: um homem de 60 anos, que teve sua casa atingida por uma árvore perto de Baton Rouge, a capital de Louisiana.
Leia mais: “EUA interceptam foguetes lançados contra aeroporto de Cabul”
A chegada do Ida aos Estados Unidos (EUA) ocorreu exatamente 16 anos depois do furacão Katrina — uma das tempestades mais catastróficas e mortais da história do país. O presidente Joe Biden declarou situação de desastre em Louisiana e ordenou ajuda federal para complementar os esforços de recuperação das áreas afetadas.
Leia também: “Haiti: 24 pessoas são resgatadas com vida mais de uma semana após terremoto”
Na manhã desta segunda-feira, 30, o Ida avançou e atingiu o Estado do Mississippi. No entanto, o fenômeno climático foi rebaixado para uma tempestade tropical, com ventos de 97 quilômetros por hora, segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.
Espero que o furacao chegue a Casa Branca.