A emissora dos Estados Unidos NBC News rescindiu o contrato com a ex-chefe do Comitê Nacional Republicano, Ronna McDaniel, nesta terça-feira, 26, menos de uma semana após contratá-la como comentarista política. A decisão veio depois de protestos ao vivo de seus jornalistas.
O anúncio foi feito pelo presidente do grupo NBC Universal News, Cesar Conde, por meio de um memorando. O executivo pediu desculpa aos membros da equipe que se sentiram desapontados com a contratação da republicana.
“Nenhuma organização, especialmente uma redação, pode ter sucesso a menos que seja coesa e alinhada”, escreveu. “Nos últimos dias, ficou claro que essa nomeação mina esse objetivo.”
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Ainda assim, Conde afirmou que a rede NBC “permanece comprometida em centrar vozes que representam diferentes partes do espectro político”.
A contratação durou quatro dias
Na sexta-feira, 22, a NBC anunciou que McDaniel iria contribuir com comentários em todas as plataformas da rede.
A emissora disse que a intenção da contratação era ter a perspectiva de alguém com conhecimento interno sobre o Partido Republicano para a cobertura das eleições de 2024, quando o ex-presidente Donald Trump tentará o segundo mandato pela legenda.
Leia também: “Nicole Shanahan, ex-mulher de fundador do Google, concorre à Vice-Presidência dos EUA”
Reação imediata dos jornalistas da esquerda
A resposta dos jornalistas e de outros funcionários esquerdistas da emissora foi rápida e pública.
No domingo, 24, o moderador do tradicional programa Meet the Press, Chuck Todd, criticou seus chefes no ar. O jornalista afirmou que não podia acreditar em McDaniel depois de ela apoiar a opinião de Trump sobre a eleição de 2020 e “assassinar reputações”.
Vários outros apresentadores também protestaram publicamente contra a contratação da republicana.
Na segunda-feira 25, a estrela da MSNBC, rede de TV do grupo NBC, Rachel Maddow usou 29 minutos de seu programa para criticar a contratação de sua emissora, chamando-a de “inexplicável”.
Todos os jornalistas afirmaram que os protestos não foram porque McDaniel é republicana, mas porque ela “ajudou” a promover “mentiras de Trump sobre a eleição presidencial de 2020, auxiliando nos esforços para reverter os resultados”.
A reação da direita
Os republicanos contra-argumentaram. Para a direita, o protesto mostra que os funcionários da NBC News e da MSNBC não estão dispostos a tolerar pontos de vista opostos.
O bilionário Elon Musk usou seu Twitter/X para criticar a decisão, chamando a NBC de “tendenciosa”.
Trump também se manifestou através de seu site, o Truth Social. “Esses lunáticos de extrema esquerda estão loucos”, excreveu o ex-presidente. “E as principais pessoas da NBC são fracas.”
McDaniel não foi comunicada
A conservadora McDaniel não se pronunciou sobre a rescisão do contrato. Ela havia renunciado como líder do Comitê Republicano havia duas semanas.
McDaniel só ficou sabendo que perdeu o emprego na NBC News por meio de divulgação da mídia.
Segundo noticiou a imprensa norte-americana, uma pessoa próxima a McDaniel disse, em condição de anonimato, que a NBC não a comunicou diretamente sobre o desligamento.
A esquerda é ridicula no mundo todo
A esquerda nunca foi democrática. TODOS aqueles que vivem dizendo defender a “democracia”, estão na verdade buscando implantar uma ditadura de esquerda e impedir que conservadores se candidatem. Exemplo mais contundente nos dias atuais? Venezuela, EUA, Brasil.
O conceito de democracia de esquerdistas é muito relativo.
Olha do que essa moça escapou. E a mídia definitivamente desistiu do seu papel de informar a população. Não faz o mínimo esforço. Não toleram nem uma sombra de opinião diferente das suas demências retrógradas.
Ou seja, a NBC não sabe o que é. É aquilo que seus empregados atuais querem que ela seja. Não pode merecer confiança.