O governo dos Estados Unidos montou um hospital de campanha em Bacabal, município a 240 quilômetros da capital do Maranhão, São Luís. Promessa da era Trump feita ano passado, a unidade de saúde ficou pronta ontem em 48 horas e vai auxiliar no atendimento a pacientes com covid-19. À época, a Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Energia fez o pedido à Embaixada dos EUA no Brasil.
Conforme a gestão estadual, o hospital tem 40 leitos para internação e capacidade de atendimento diário de até 300 pessoas na parte ambulatorial. O local tem, ainda, cinco aparelhos de ar-condicionado, gerador, macas, quatro respiradores e reservatórios de água. A parte estrutural foi desenvolvida pela empresa mexicana DLX, que enviou técnicos para ajudarem na montagem da estrutura.
“Esse é um hospital de guerra, que eles usam para seus militares, montados no Golfo, no Iraque. Eles chegaram e começaram a montar na segunda-feira e ontem, às 17h, já nos entregaram pronto”, informou o secretário estadual de Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo, em entrevista coletiva, na quarta-feira 10. O hospital custou US$ 280 mil dólares (cerca de R$ 1,5 milhão) — pagos pelos EUA.
De acordo com Simplício, a pasta prevê que os atendimentos sejam realizados na semana que vem. Isso porque profissionais de saúde estão sendo contratados e há ajustes a serem feitos. “Estamos fazendo a adequação do hospital, colocando mais contêineres para armazenar medicamentos, para serem usados como vestiário de médicos, para finalizar tudo”, acrescentou o secretário.
Leia também: “Senado proíbe Estados e municípios de fechar hospitais de campanha”
Se fosse montado pelos nossos governantes, o valor seria dez vezes mais.