Em comunicado publicado nesta segunda-feira, 13, no site da Embaixada dos Estados Unidos em Moscou, o governo dos Estados Unidos pede que os cidadãos norte-americanos deixem a Rússia “imediatamente”.
A solicitação dos EUA é destinada aos norte-americanos que residem ou estão em viagem para a Rússia. O governo norte-americano teme assédios e prisões arbitrárias contra cidadãos do seu país, como forma de retaliação dos russos, por causa do conflito com a Ucrânia, em razão do suporte que os EUA estão fornecendo à Ucrânia.
“Tenham mais cautela, devido ao risco de detenções indevidas”, orientou a embaixada, ao mencionar que pessoas já foram presas sob acusações indevidas e sem direito de defesa.
“Os serviços de segurança russos prenderam cidadãos norte-americanos sob acusações espúrias, selecionaram cidadãos norte-americanos na Rússia para detenção e assédio, negaram-lhes tratamento justo e transparente e os condenaram em julgamentos secretos ou sem apresentar provas confiáveis”, alertou a embaixada norte-americana. “Além disso, as autoridades russas impõem arbitrariamente as leis locais contra trabalhadores, religiosos, cidadãos norte-americanos e abriram investigações criminais questionáveis contra cidadãos norte-americanos envolvidos em atividades religiosas.”
Os EUA advertem repetidamente para que seus cidadãos deixem a Rússia. A última solicitação pública foi em setembro do ano passado, depois de o presidente russo, Vladimir Putin, determinar uma mobilização militar parcial.
Estamos falando do Brasil ou da Rússia??
O sistema de prisão russa é o mesmo que a prisão por ordem do STF. Não tem acesso aos autos, culpa-se antes de ter as provas, bisbilhotam os celulares e a Internet dos acusados sem provas, retiram monetização dos sites, fazem busca e apreensão, enfim, fazem igualzinho aos russos.
Deveríamos estar nos acostumando pois afinal, o autoritarismo de esquerda é o que nos espera.
Uai! O lugar é outro, mas está parecendo um que conheço. Tem certeza de que é na Rússia? Com cidadãos americanos? Não é o STF com “terroristas” da terceira idade das manifestações de Brasília??? Mas… é o mesmo tratamento com os cidadãos da própria pátria? Será que isto é a tal “democracia e estado dele direito” atuando em países “democráticos” com “eleições” e tudo o mais???? Bah! Estou muito confuso!!!!
Demorou. Com Putin e esse grupo liderado por Medivdev no poder não haverá paz.
Agressores e invasores é o que são. Aqui no Brasil estamos sofrendo com o que aquele país fez na América Latina, em Cuba. De Cuba veio o Fidel Castro para fundar aquela calamidade chamada de “Foro de São Paulo” que abriu as portas para que um Partido Terrorista se instaurasse e colocasse no STF juízes imparciais.
O governo brasileiro não vai advertir os cidadãos brasileiros que poderão ser presos sem provas, sob acusações indevidas, sem direito à defesa? Não na Rússia, mas aqui mesmo?
Se eu não tivesse lido o título ia pensar que estavam falando do brasil. Absolutamente a mesma situação sem tirar nem pôr. A única diferença é que lá eles estão perseguindo cidadãos estrangeiros, e aqui a perseguição é aos próprios nativos.