Os EUA estão se preparando para vacinar crianças menores de cinco anos, caso a agência federal do Departamento de Saúde autorize a aplicação dos imunizantes. “Estamos prestes a ter vacinas seguras para menores de cinco anos”, informou a Casa Branca, nesta quinta-feira, 9.
Se os reguladores federais autorizarem as 10 milhões de doses iniciais, as vacinas da Moderna e Pfizer devem ser aplicadas a partir de 21 de junho deste ano. A ideia é que as unidades estejam disponíveis em postos de saúde públicos, centros comunitários de saúde e farmácias. As crianças seriam o último grupo a receber a vacina contra a covid-19.
Entre 17 e 18 de junho, o comitê dos reguladores federais vai se reunir para revisar os dados sobre as vacinas, antes que alguma recomendação seja feita pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças.
Em entrevista hoje ao Wall Street Journal, Vivek Murthy, cirurgião oficial do governo Joe Biden, disse que cerca de 500 crianças menores de cinco anos morreram em virtude do novo coronavírus durante a pandemia.
Segundo Murthy, o governo deve se empenhar para lançar uma campanha de vacinação infantil. Neste ano, os EUA solicitaram ao Congresso um financiamento de pouco mais de US$ 20 bilhões para os gastos com a pandemia.