Nos EUA, dez senadores republicanos e dez democratas apresentaram um projeto de lei (PL) que limita o acesso a armas de fogo para pessoas “perigosas”. O documento, também apoiado por Joe Biden, presidente do país, foi apresentado na terça-feira 21. A expectativa é que a nova lei seja aprovada antes de 4 de julho deste ano.
“É um projeto que vai tornar os incidentes com armas menos prováveis”, afirmou Mitch McConnell, líder dos republicanos, à imprensa local. “Além disso, o documento preserva totalmente os direitos da Segunda Emenda dos EUA, que protege o direito do porte de armas.”
O projeto de comum acordo foi apresentado depois que o país passou por dois ataques a tiros recentes: a morte de 10 homens em um supermercado, em Nova Iorque; e o massacre na Robb Elementary School, no Texas, no qual 19 crianças e dois professores foram assassinados. Ambos os ataques aconteceram em maio deste ano.
O PL precisa de, ao menos, 60 votos para avançar no Senado. Atualmente, a instituição está dividida em 50 republicanos e 50 democratas. Se aprovada, a nova lei pode se tornar a primeira grande regulamentação sobre armas mais significativa em quase 30 anos.
O documento possui 80 páginas e propõe uma verificação nos antecedentes criminais, do interessado no porte com menos de 21 anos, dando um prazo de 10 dias úteis para as autoridades revisarem os registros mentais e delitos.
Além disso, pela primeira vez, o PL garante que namorados sejam incluídos na lei federal que proíbe agressores domésticos de adquirirem armas de fogo. Atualmente, essa legislação se restringe apenas aos casamentos.
Os 20 senadores também concordaram em investir uma quantia em dinheiro em projetos de saúde mental em escolas e comunidades carentes. Além de aumentar a segurança escolar. O documento também prevê penas mais severas para aqueles que descumprirem os pré-requisitos para a compra legal de armas.
Essa baboseira aqui no Brasil só fez aumentar o número de crimes e assassinatos em geral
Perda de tempo, como sempre, não mudaria nem uma vírgula o índice de criminalidade. Quem quer fazer o mal faz com qualquer coisa, até com água se mata afogando a vítima ou ainda com um vírus invisível…🤭
Tem que limitar mesmo para o biden, já caiu 4 vezes, sendo 3 nos degraus das escadas e uma da bike…muito perigoso kkk
Se esse projeto fosse na Brasilândia, iriam considerar todos da direita, cristãos, fazendeiros, e etc como perigosos.
Acredito que é isso que querem fazer lá! Enquadrar a direita como terroristas domésticos!
Vindo do senado, não é boa coisa. Para isso são ligeiros, para agradar os comunistas.