O governo dos Estados Unidos suspeitou que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, usaria a seu favor “a proposta de plano de paz” para a guerra da Rússia contra a Ucrânia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. É o que revelam documentos vazados supostamente do Pentágono, a sede do Departamento de Defesa dos EUA.
O presidente russo teria considerado o plano de Lula como forma de reduzir a pressão do Ocidente contra o Kremlin nas negociações. Outra previsão dos documentos era que o governo do Brasil enviaria uma delegação de alto escalão para Moscou, a capital da Rússia, na primeira metade do mês de abril.
Foi o que aconteceu: o assessor especial de Assuntos Internacionais de Lula, Celso Amorim, viajou para Moscou e se reuniu com Putin no começo do mês. O Itamaraty não comentou o assunto.
O plano de Lula
O presidente Lula sugeriu que, para selar a paz, a Ucrânia deveria ceder a Crimeia para a Rússia. A Crimeia é uma península ucraniana anexada pela Rússia em 2014. Lula também disse que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, “não pode querer tudo”.
A Ucrânia negou o plano. “Temos de deixar claro: a Ucrânia não faz comércio com os seus territórios”, disse, em resposta a Lula, Oleg Nikolenko, porta-voz da diplomacia da Ucrânia. “Não há razão legal, política ou moral para que a Ucrânia abra mão de um centímetro sequer de seu território”, declarou ainda o diplomata.
Documentos vazados do Pentágono criam desconforto internacional
O documento sobre o plano de paz de Lula faz parte de uma série de documentos supostamente vazados do Pentágono.
O vazamento causou um verdadeiro desconforto internacional. A Coreia do Sul, por exemplo, afirmou que uma parte considerável dos documentos vazados sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia foi fabricada. O Pentágono confirmou alguns dos documentos como verdadeiros.
A circulação dos documentos vazados é “um risco muito grave para a segurança nacional e tem o potencial de difundir desinformação”, disse a Chris Meagher, assistente do secretário de Defesa para Assuntos Públicos norte-americano.
Dilma já foi pra a China. Mandem esse Luladrão para a Rússia.
Nos deixe em paz, Ladrão cara de porco!
A Besta do apocalipse, como o “guardião da paz mundial”… deveria fazer um pedido a Xi Jinping-Pong para que ele cesse o extermínio dos Uigures, como divulgado pelas mídias brasileiras, já que a Besta sempre criticou genocídio. Também qdo Jinping-Pong vier ao Brasil, os estudantes da USP e a CUT fazerem manifestações pelo mesmo motivo.
Lula, o maior mestre e verdadeiro gênio em geopolítica e estratégia bélica da atualidade, apenas comparável na História a nomes como Cipião Africano, Hannibal, Napoleão e Von Clausewitz.
Só que não.
Esta praga de tanta m* que fala, ainda vai dar um jeito de, em uma guerra nuclear global, conseguir que os Estados Unidos e outras potências atômicas mandem alguns mísseis para destruir o Brasil.
Que pelo menos só caiam em Brasília, daí é um favor mesmo que fazem à humanidade.
Besta Quadrada…. Tá na hora de fazer naninha, Luladrão…. Pra sempre…
A sugestão do presidente descondenado demonstra qual é a resultante quando se soma ignorância à decrepitude. Nunca foi levado a sério e agora expõe o país ao ridículo.
Quem que leva esse jumento a sério?!?
Só serve de bode expiatório mesmo! Vergonha viu
Loola sugeriu que, para selar a paz, a Ucrânia deveria ceder a Crimeia para a Rússia e disse que o Presidente ucraniano “não pode querer tudo”. Esse é o sujeito que quer vender a Amazônia.
E esta besta tem lá algum plano? Só fala cretinices.
Planos de lula? E essa ameba consegue planejar alguma coisa? Só se for pra assaltar os cofres públicos, daí ele é mestre.
Isso deve ser coisa do dirceu e meia dúzia de intelectualóides de esquerda, que estão colocando o Brasil em situação perigosa perante grandes nações.
Quem é que leva a sério o que o cachaceiro diz?
Não é só no Brasil que sabem que o loola é um bandido.
Não sejamos ingênuos. O Putin não iria usar o Lula. E sim o ex presidiário está junto nesse plano com o Putin. Afinal os dois bandidos trabalham em cooperação.