O vórtice polar recentemente desencadeou uma intensa tempestade de inverno nos Estados Unidos (EUA), a qual resultou em pelo menos seis mortes. Ao todo, sete Estados, incluindo Maryland, Virgínia, Virgínia Ocidental, Kansas, Missouri, Kentucky e Arkansas, declararam estado de emergência em razão das condições severas.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Com o fenômeno, mais de 2,3 mil voos foram cancelados e cerca de 23 mil enfrentaram atrasos. Aproximadamente 190 mil residências ficaram sem eletricidade em várias localidades afetadas pela tempestade. De acordo com o Serviço Nacional de Clima, a queda de neve e granizo continua a impactar a região nordeste dos EUA.
Frio ártico e seus impactos nos EUA
A previsão é que o ar frio vindo do Ártico mantenha as temperaturas extremamente baixas na América do Norte por mais algumas semanas. Em Washington, D.C., a neve se acumulou entre 13 e 23 cm, coincidindo com a certificação da vitória de Donald Trump na eleição presidencial, realizada sob essas condições adversas.
Também na capital, a ex-esquiadora olímpica norte-americana Clare Egan praticou esqui cross-country no National Mall. Ela disse à Associated Press que pensava que seus “dias de esqui talvez estivessem para trás”, depois de se mudar para a cidade.
Leia mais: “A defesa nutella da Europa”, reportagem de Dagomir Marquezi publicada na Edição 250 da Revista Oeste
Enquanto isso, crianças de Maryland a Kansas aproveitaram o fechamento das escolas para brincar na neve depois do recesso de inverno.
Acidentes e perigos nas estradas
Em outras partes do país, as estradas se tornaram perigosas. No Missouri, a patrulha rodoviária relatou 365 acidentes, no último domingo, 5. Eles resultaram em dezenas de feridos e pelo menos uma morte. No Kansas, dois indivíduos morreram em um acidente de carro durante a tempestade.
Em Houston, no Texas, uma pessoa foi encontrada morta em razão do frio. Ela estava perto de um ponto de ônibus, na manhã desta segunda-feira, 6, conforme informaram as autoridades locais.
Leia também: “Sete descobertas e feitos científicos de 2024”, artigo de Evaristo de Miranda publicado na Edição 250 da Revista Oeste
Na Virgínia, foram relatados pelo menos 300 acidentes de carro depois da meia-noite de segunda-feira e uma morte. As autoridades pediram para que os moradores evitem dirigir em grande parte do Estado.
O meteorologista sênior do aplicativo MyRadar Matthew Cappucci informou à BBC que Kansas City experimentou sua maior nevasca em 32 anos. Áreas próximas ao Rio Ohio se transformaram em verdadeiras pistas de patinação, com temperaturas congelantes.
Entendendo o vórtice polar
O vórtice polar é um fenômeno climático contínuo, caracterizado por ciclones que se formam nos polos e mantêm o ar frio circundante. Durante o inverno, esses ciclones ganham força, mas múltiplos fatores climáticos podem liberar esse ar frio, levando-o para o sul e para camadas inferiores da atmosfera, como observado na atual tempestade Blair.
A corrente de jato polar, um forte fluxo de ar, também contribui para impulsionar a frente fria, movendo áreas de baixa pressão. Esses sistemas de baixa pressão geraram as nevascas recentes. O ar frio de fato vem depois das áreas de baixa pressão, trazendo ventos glaciais e baixas temperaturas do Polo Norte.