Agências de viagens da Europa estão oferecendo pacotes para a Rússia com direito a vacinação com a Sputnik V. A norueguesa World Visitor propõe duas viagens rápidas a Moscou, de quatro dias, com passeios turísticos e imunização contra a covid-19.
Segundo a agência alemã Deutsche Welle, os preços das viagens à Rússia custam de 1.400 a 3.500 dólares (de R$ 8 mil a R$ 20 mil), embora os clientes não sejam cobrados até receberem oficialmente um visto russo.
Leia mais: “Governador da Flórida destaca liberdades individuais e proíbe ‘passaporte de vacina’”
Como os Estados europeus enfrentam escassez de vacinas, a perspectiva de viagens de imunização pode ser atraente para muitos – mesmo que a vacina russa Sputnik V ainda não tenha sido aprovada para uso pela Agência Europeia de Medicamentos.
Nas últimas semanas, o ritmo lento da campanha de vacinação na Alemanha tem provocado indignação entre a população. Alguns optaram então por buscar ajuda fora das fronteiras do país. Os primeiros turistas alemães num desses pacotes viajar em 8 de abril, voltando para a segunda injeção algumas semanas depois.
Posição do governo russo
De acordo com a reportagem, oficialmente as autoridades russas ainda não deram luz verde para o turismo da vacina. Nos bastidores, autoridades do país parecem estar pressionando para permitir a visita de não cidadãos para receber o imunizante.
A Frente Popular de Toda a Rússia, uma coalizão de organizações políticas públicas fundada e chefiada pelo presidente Vladimir Putin, tem se envolvido ativamente no planejamento das viagens de vacinação.