Um ex-gerente de investimentos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, conhecida como Igreja Mórmon, acusa a instituição religiosa de ter acumulado mais de US$ 100 bilhões em fundos que deveriam ser destinados à caridade. Esse dinheiro não teria sido usado corretamente, informou o jornal britânico The Guardian, nesta segunda-feira, 15.
“Era realmente um fundo de hedge clandestino”, disse David A. Nielsen, durante entrevista ao programa 60 Minutes, da rede de televisão CBS. Um fundo de hedge é um fundo de investimento com estratégias mais diversificadas e ousadas, em comparação com os tradicionais.
A denúncia contra a Igreja Mórmom à Receita Federal dos EUA
Em 2019, Nielsen renunciou ao cargo e apresentou uma denúncia de 74 páginas ao Internal Revenue Service, órgão do governo dos Estados Unidos semelhante à Receita Federal do Brasil.
Nielsen, um mórmon devoto, trabalhou durante nove anos na Ensign Peak, empresa de investimentos da Igreja Mórmon. Segundo ele, os líderes da instituição evitaram o pagamento de bilhões de dólares em impostos, falsificando registros e geralmente enganando outros crentes da fé mórmon.
O dinheiro foi colocado em um fundo de reserva do Ensign Peak, registrado como uma organização sem fins lucrativos, e investido. Isso teria rendido lucros e também livrado o grupo do pagamento de impostos.
Os registros mostram que o dinheiro do fundo de reserva da Igreja Mórmon foi usado para apoiar iniciativas com fins lucrativos, incluindo um shopping da cidade de Salt Lake City, construído num terreno da igreja, e uma seguradora de propriedade da própria instituição religiosa.
“Achei que iríamos mudar o mundo”, comentou Nielsen. “E nós apenas aumentamos a conta bancária.”
Nenhuma novidade.
A Igreja Mormon nunca passou de uma excrescência religiosa. Surgiu de um porre de um conhecido bebado. Impõem montes de restrições aos seus “seguidores” e os saqueia religiosamente de forma literal. Atua em muitos seguimentos da economia e tem seus dirigentes bilionários.
Diferente dos salafrarios picaretas bispos e pastores tupiniquins no montante de recursos que estorcem de suas vitimas.
Mas os padres, bispos e papa católicos você não colocou nesse balaio? Qual a diferença? Ou é porque a maioria incluindo o papa são esquerdistas?
Nada muito diferente do q fazem a igreja catolica com o banco do vaticano e seus imóveis pelo mundo todo e as evangelicas com seus pastores milionarios. Sou conservador, de direita, mas esse negocio de igreja nao e comigo nao …
Igreja dos lourinhos….fundada durante alucinações por uso de cogumelos psicológicos. Escreveram um livro inteiro ouvindo vozes de um buraco no chao.
Normal, todas as igrejas são assim, o objetivo é a conquista do poder senão porque uma igreja precisaria de um partido político como a acontece com a universal.