Os astronautas chineses vão realizar um experimento reprodutivo com macacos no espaço, na nova estação espacial do país.
Zhang Lu, pesquisador da Academia Chinesa de Ciências, disse que o teste será conduzido em Wentian, o maior módulo da estação espacial, que é usado principalmente para experimentos em ciências da vida.
Depois de estudar criaturas menores, “alguns estudos envolvendo ratos e macacos serão realizados para ver como eles crescem ou até se reproduzem no espaço”, disse Zhang na segunda-feira 31. “Esses experimentos ajudarão a melhorar nossa compreensão da adaptação de um organismo à microgravidade e a outros ambientes espaciais.”
Experimento na Guerra Fria não deu certo
Durante a Guerra Fria, cientistas da antiga União Soviética conseguiram que alguns camundongos superassem os desafios físicos e tivessem relações sexuais durante um voo espacial de 18 dias. Havia sinais de gravidez em algumas, mas nenhuma deu à luz depois de retornar à Terra.
Os pesquisadores suspeitavam que a exposição a longo prazo aos raios cósmicos, que são centenas de vezes mais fortes em órbita do que na Terra, poderia prejudicar a qualidade dos óvulos.
Alguns experimentos terrestres também sugeriram que a ausência de gravidade poderia danificar os órgãos reprodutivos, levando a um declínio significativo nos níveis de hormônios sexuais dos animais de teste.