Retratos de monarcas que governaram a Inglaterra farão parte de um programa de exposições, eventos e leilões em comemoração ao jubileu de platina da rainha Elizabeth II. A exposição que marca 70 anos de reinado da rainha vai acontecer em Londres de 28 de maio a 15 de junho e apresentará as sete monarcas da Grã-Bretanha que governaram por direito próprio — não como esposa de um rei.
A exibição é parte de uma mostra da Sotheby’s, casa de leilões, e trará um retrato de 1985 raramente visto da rainha Elizabeth II feito pelo artista Andy Warhol. Segundo um comunicado da Sotheby’s na quarta-feira 13, o quadro é de uma coleção particular e foi inspirado em uma fotografia de 1977 para comemorar, na época, o jubileu de prata da monarca — 25 anos de reinado.
O famoso retrato da rainha Elizabeth I, chamado Armada, também será exibido na exposição. O quadro foi encomendado para comemorar a vitória britânica sobre a Armada Espanhola em 1588, sendo considerado um dos melhores retratos da rainha. Os quadros das outras cinco monarcas — Maria da Escócia, Vitória, Anne, Maria 1ª e Maria 2ª — também serão expostos.
Além dos quadros, a Sotheby’s exibirá uma seleção de tiaras, joias aristocráticas, livros raros, manuscritos e encadernações da realeza britânica. Entre elas está uma cópia especial do livro da coroação da Elizabeth II, usado em junho de 1953.
A rainha Elizabeth II será a primeira governanta britânica a completar 70 anos de trono. A celebração do jubileu de platina vai contar com uma série de eventos em todo o Reino Unido, incluindo exposições e programas especiais em instituições culturais, concertos, festas, desfiles e até um concurso de sobremesas.