O treino de classificação do GP de F1 de São Paulo neste domingo, 3, foi marcado por cinco acidentes e várias interrupções devido à chuva incessante sobre a região de Interlagos. Apesar disso, Lando Norris, da Mclaren, foi até o fim e conquistou a pole position.
Norris e passou raspando pelo Q1, mas terminou na frente no Q2 e no Q3. Max Verstappen, da Red Bull Racing, caiu no Q2 e vai largar somente na 17ª colocação devido à punição. A final do GP acontece neste domingo, às 12h30.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Adiada em um dia devido a tempestades, a prova surpreendeu e deixou Lewis Hamilton (Mercedes), Max Verstappen (Red Bull) e Carlos Sainz (Ferrari) de fora do Q3.
A disputa começou às 7h30 e se estendeu por mais de 1h40 devido a várias interrupções por bandeiras vermelhas.
Pista molhada dificultou classificação no GP de F1 em São Paulo
Hamilton foi o primeiro a ser eliminado, logo no Q1. O britânico não conseguiu manter bom ritmo com pneu de chuva e ficou abaixo dos 15 primeiros colocados. Além disso, a parcial precisou ser pausada por uma batida do argentino Franco Colapinto (Williams) na saída do “S”.
Leia também: “F1: saiba os horários e como assistir ao Grande Prêmio de São Paulo”
Com a pista ainda muito molhada, o setor foi o grande desafio para os pilotos no treino de classificação. Carlos Sainz, da Ferrari, e Lance Stroll, da Aston Martin, também bateram na saída da curva no Q2.
Com a bandeira vermelha, Verstappen não conseguiu fechar uma volta rápida e ficou em 12º lugar.
Esta foi a primeira vez na história que Hamilton e Verstappen ficaram fora do Q3 juntos.
Leia também: “F1: tempestade adia treino classificatório e homenagem a Senna”
Fernando Alonso e Alexander Albon provocaram mais bandeiras vermelhas no Q3. O espanhol escapou na curva do mergulho e colidiu ao lado do muro, enquanto Albon errou no fim da reta e destruiu o carro.