O 2º voo da Força Aérea Brasileira (FAB) para repatriação de cidadãos brasileiros deve chegar a Beirute, no Líbano, nesta segunda-feira, 7, por volta das 10 horas, horário de Brasília. Cerca de 3 mil pessoas expressaram ao governo federal o desejo de retornar ao Brasil por meio dessa operação.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
A aeronave oficial vai permanecer no Líbano apenas por poucas horas antes de retornar ao Brasil, com uma escala programada em Lisboa, Portugal. No entanto, a execução do plano está sujeita à avaliação das condições de segurança.
Batizada de Operação Raízes do Cedro, a iniciativa conta com uma equipe multidisciplinar composta de três médicos, dois enfermeiros e dois psicólogos para oferecer assistência aos repatriados.
+ Avião com brasileiros repatriados do Líbano chega ao Brasil
Detalhes sobre o 1ª voo de repatriação do Líbano
No domingo 6, o avião partiu da Base Aérea do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, depois de concluir o retorno do primeiro grupo, que incluía 228 passageiros, além de três animais de estimação. Para este voo inicial, o governo federal priorizou mulheres, idosos e crianças, sendo dez delas de colo.

O Itamaraty, juntamente com funcionários do consulado, está verificando a documentação necessária para que os brasileiros no Líbano possam retornar em segurança.
Leia também: “Líbano: FAB tem capacidade para realizar um voo de repatriação a cada 48 horas“