Nos Estados Unidos, um relatório do centro de pesquisas Pew Research Center indicou que 30% dos adultos do país recebem notícias com frequência pelo Facebook. Em segundo lugar, está o YouTube, com 26%.
O estudo também levantou o percentual de usuários de cada plataforma que também a utilizam para acompanhar notícias. No TikTok, por exemplo, 43% dos usuários afirmam usar a rede social com esse fim.
Internet atinge mais da metade dos norte-americanos, enquanto TV, jornal e rádio decaem
Além disso, 56% dos norte-americanos dizem costumar receber notícias por meios digitais (celulares, computadores ou tablets). A título de comparação, 30% disseram recebê-las pela TV, 10% via mídia impressa e 15% pelo rádio.
Os pesquisadores também notaram diferenças de acordo com o recorte demográfico. Homens e mulheres, por exemplo, têm hábitos distintos.
Elas consomem mais notícias via “Facebook (62%), Instagram (59%) e TikTok (58%)”, descreve o relatório, publicado em 15 de novembro. Já eles “representam uma parcela maior em sites como Reddit (67%), Twitter/X (62%) e YouTube (58%)”.
Semana celebra um ano de ‘Oeste Sem Filtro’
Na última quinta-feira, 23, o programa Oeste Sem Filtro, do canal de YouTube de Oeste, completou seu primeiro ano de existência. A data calhou de cair no Dia de Ação de Graças (última quinta-feira do mês de novembro, um dia antes da Black Friday), comemorada em especial nos EUA.
Nesta edição de Black Friday de Oeste, de número 192, quem não assina a revista também pode, além de aproveitar o superdesconto de 30% na assinatura, ler todos os artigos da semana, liberados sem custo. Leia, por exemplo, “Um ano de Oeste Sem Filtro“, de Ana Paula Henkel.