A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que a falência da Rússia é apenas uma “questão de tempo”, em virtude das sanções do Ocidente contra o país. “Estão afetando semana após semana”, disse Von der Leyen, em entrevista ao jornal alemão Bild, publicada no domingo 17.
“As exportações de bens para a Rússia caíram 70%”, observou a presidente da Comissão Europeia. “Centenas de grandes empresas e milhares de especialistas deixaram o país. O Produto Interno Bruto na Rússia, de acordo com as previsões atuais, vai diminuir em 11%”, acrescentou Von der Leyen.
Atualmente, a União Europeia (UE) está elaborando um sexto pacote de sanções contra a Rússia. Segundo Von de Leyen, a nova rodada deve atingir bancos russos que vinham sendo poupados e o lucrativo setor de petróleo controlado por Moscou. “Continuamos a olhar para o setor bancário, especialmente o Sberbank, que sozinho representa 37% do setor bancário russo”, disse. “É claro que estamos lidando com questões de energia.”
Até agora, a UE vem poupando o banco russo Sberbank porque, com o Gazprombank, ele é um dos principais canais para pagamentos de petróleo e gás russos. Von der Leyen ainda disse que reduzir os ganhos financeiros de Putin deve ser uma prioridade. “O que não deveria acontecer é que Putin está obtendo retornos ainda maiores em outros mercados para entregas que, de outra forma, iriam para a UE”, afirmou. “Estamos desenvolvendo mecanismos inteligentes para que o próximo nível de sanções também inclua o petróleo.”
Leia também: “Devagar, malfeito e complicado”, artigo publicado na Edição 102 da Revista Oeste
A Construção da Muralha da China também foi questão de tempo. A “venezuelização” da Argentina e do Chile também está sendo questão de tempo. A tomada da França e da Europa pelos muçulmanos também é questão de tempo. De que ‘tempo’ essa Sra Ursula está falando?
Basta a Rússia fechar as torneiras do gás para fazer a Úrsula mudar de ideia.
Quem acredita na UE?
Essa UE adora fazer humor, entrou na balada do humorista da Ucrânia… Pensam que o resto do mundo é idiota para acreditar que conseguirão isolar o Putin, puro humor… humor NEGRO…
A população da Rússia não chega a 150.000 de habitantes, e tem reduzido continuamente. Está envelhecendo. A taxa de fertilidade é 1,5 filhos por família, menor que o mínimo para manter a população, 2,1. Não se podem dar o luxo de mandar milhares de jovens para morrer numa guerra insana, como fizeram no século passado, nos expurgos de Stálin e durante a segunda guerra mundial (Stálin dizia que número de mortos era só estatística). A Rússia não é invencível em uma guerra convencional.
150 milhões de habitantes
Falência da Rússia? Logo a Europa que depende do resto do mundo para tudo? Inclusive da Rússia… Acorda Ursula!
Quando a Rússia falir, a Ucrânia terá virado pó, será que vale a pena UE? Eis a questão…
O Putin será que está abalado, fala sério! Muitos países do ocidente são manipulados pelos usurpadores americanos, mais não vai conseguir as sanções contra a Rússia, e será pior, porque os US vai largar de mão e eles ficarão a mercê dos Russos, aí a coisa vai piorar. Os Estados Unidos usa os galanteios de um cafetão, mais quando perdem as putas, lavam as mãos. E as putas ficam na rua da amargura.
Daqui 2 mil anos talvez!
Vamos admitir que esse europeus tenham tanto poder econômico a tal ponto de aplicar sanções não só contra a Rússia mas também contra a China e a Índia. Adivinhem quem vai ganhar essa parada aí? A Rússia, por sua posição geográfica privilegiada neste sentido continental, ela pode muito bem formar um bloco econômico independente com os orientais, tranquilamente. O continente asiático é enorme, o maior de todos os continentes e lá possui todos os recursos naturais indispensáveis para seguirem uma economia totalmente independente do Ocidente. Então…
O Irã sofreu sanções… faliu? A Coreia do Norte… faliu? esses dois fizeram suas bombas atômicas. A considerar o tamanho da Russia, tanto em território quanto em recursos naturais, caso a Russia feche o gas para Alemanha, haverá impacto na maior economia da UE. Tem mais coisa aí nesse jogo q troca de palavras
Fabrício, não seja ingênuo. Sobre bombas atômicas, a Coreia NUNCA teve um único artefato desse. Pura besteira. Mísseis balísticos de longo alcance são uma coisa, munições nucleares são outra. O mundo nunca viu um único teste nuclear da Coreia, que sempre diz q estes testes são subterrâneos, coisa que envolve altíssima tecnologia, controle de resíduos, transporte de material físsil e uma fortíssima barreira antiembargo. Na verdade, isso não passa de um blefe sustentado pela China para q a Coreia seja o cachorro bravo da fronteira sudeste.
Sobre o Irã, meu palpite é quase o mesmo.
Vai falir nada, tudo conversa fiada. O que os outros não compram, a China compra.
Guerra econômica é guerra… O mundo não anda bem das pernas.
tenho minhas duvidas
A Rússia está colhendo o que semeou. A invasão da Ucrânia era absolutamente desnecessária, nenhum país do ocidente iria atacá-la, pois seria suicídio. Putin blefou, e está pagando o preço. E a China que se contenha, pois da mesma forma que o ocidente vai mudar de formas e fornecedores de energia, também em pouco tempo pode ficar independente dos produtos chineses. A lição está sendo aprendida.
Se vis pacem para bellum.
A ue e os povos europeus, estão até se urinando de tanta alegria por esmagar a Rússia e seu povo, gente, velhinhos, crianças e muita riqueza. A alegria é tanta que nem querem a paz, felizes por darem tudo o que o nazista lhes pede, mesmo que venha a lhes faltar comida e combustíveis para seus sistemas de aquecimento. Querem sangue a qualquer preço, líderes imaturos, despreparados, prepotentes e idiotas, dos quais, nenhum se levantou para mediar uma negociação de paz, preferindo o caminho mais divertido, enquanto isso, o nazistinha continua a matar o seu povo como agravamento da responsabilidade russa.
Europa anuncia queda de 11% no PIB da Rússia no futuro, porém a Europa já está com essa queda. A Europa vai falir, vai pagar no mínimo o dobro nos combustíveis para os EUA e vai gastar permanentemente com armas. Vai ter que importar fertilizantes do Canadá, Iran e etc. Vai acabar importando fertilizante e combustível russo mais caro através de outros países
Negativo… essa “comunidade europeia” só serve para desinformar. A Russia segue firme e forte e, a China está acompanhando tudo isso com olhares “ávidos de poder”.