Os familiares do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediram que ele não desista da corrida eleitoral. O chefe do Executivo dos EUA esteve com a mulher e os filhos em Camp David, Maryland, depois de um debate presidencial, na quinta-feira 27.
A disputa com o ex-presidente Donald Trump gerou críticas da imprensa internacional e preocupação entre membros do Partido Democrata.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
De acordo com o jornal norte-americano New York Times, alguns familiares de Biden se ofereceram para participar mais ativamente da campanha.
“Uma das vozes mais fortes que imploraram a Joe Biden que resistisse à pressão para desistir foi seu filho Hunter Biden”, informou o jornal. “Ele é a pessoa a quem o presidente há muito se apoia para obter conselhos.”
Familiares de Biden pedem continuidade na corrida eleitoral
Ainda segundo o New York Times, o presidente busca formas de tranquilizar os membros do Partido Democrata e a mídia.
“Biden solicitou ideias de conselheiros sobre como proceder”, afirmou o NYT. “Ele e sua equipe tem discutido se ele deve dar uma entrevista ou se defender e mudar a narrativa, mas nada foi decidido ainda.”
Desde o debate, jornais norte-americanos, como Guardian e o Wall Street Journal, pressionam para que Joe Biden desista da candidatura.
O motivo principal seria a sua idade, 81 anos. Se reeleito, ele será o presidente mais velho a ocupar o cargo, com 86 anos ao fim do mandato.
Críticas da mídia e pressão para desistência de Joe Biden
Uma pesquisa da rede CBS News revelou que 72% dos eleitores querem que Joe Biden seja substituído por outro candidato. A porcentagem representa um aumento, em relação aos 63% de fevereiro.
Durante o debate com o ex-presidente Donald Trump, Biden aparentou divagar em várias ocasiões. Além disso, o presidente estava com a voz rouca, em virtude de uma gripe, e teve dificuldades para formular frases claramente. A postura de Joe Biden gerou uma série de memes na internet.
Eleitores querem substituição de Joe Biden como candidato democrata, revela pesquisa
Uma pesquisa da Morning Consult Pro, divulgada em 28 de junho, revelou que 60% dos eleitores norte-americanos acreditam que Joe Biden deveria ser substituído como candidato democrata. O resultado surgiu depois do debate contra Donald Trump, na semana passada.
Outro levantamento da CBS, segundo o jornal israelense The Jerusalem Post, mostrou que 72% dos eleitores registrados acham que Biden não deveria concorrer à Presidência dos EUA. Os critérios de avaliação foram a campanha, a eficácia no cargo e a idade.
Os democratas esperavam que o debate aliviasse as preocupações sobre a idade e as capacidades mentais de Joe Biden.
Muitos críticos destacaram dificuldades do chefe do Executivo norte-americano em se expressar claramente durante o debate.
A pesquisa da Morning Consult Pro mostrou que, entre os espectadores do debate, 78% consideram Biden muito velho, em comparação com 64% antes do evento.
Adicionalmente, 57% dos eleitores que assistiram ao debate disseram que Donald Trump teve um desempenho superior ao de Joe Biden. A porcentagem inclui 19% dos democratas, 60% dos independentes e 93% dos republicanos.
Um estrategista de partido, que já trabalhou em campanhas presidenciais, declarou à NBC: “Os democratas acabaram de cometer suicídio coletivo”.