Um homem da Flórida foi preso na última quarta-feira, 20, sob acusação de planejar um atentado para “reiniciar” o governo dos Estados Unidos, que incluía colocar uma bomba na Bolsa de Valores de Nova York (Nyse, na sigla em inglês) e detoná-la com um dispositivo controlado remotamente. A informação foi divulgada pelo FBI.
O homem preso foi identificado como Harun Abdul-Malik Yener, de 30 anos. Ele é morador de Coral Springs, Flórida, e sua motivação ainda não foi esclarecida.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
O FBI começou a investigar Yener em fevereiro com base em uma denúncia de que ele estava armazenando “esquemas de fabricação de bombas” em um depósito.
FBI encontrou objetos para possível ataque à Bolsa de Nova York
Lá, os agentes encontraram esboços de fabricação de bombas, muitos relógios com temporizadores, placas de circuito eletrônico e outros eletrônicos que poderiam ser usados para construir dispositivos explosivos. Ele também vinha pesquisoando na internet informações relacionadas à fabricação de bombas desde 2017.
Yener disse ainda a agentes disfarçados do FBI que queria detonar a bomba na semana anterior ao Dia de Ação de Graças e que a Nyse seria um bom alvo de ataque. “A Bolsa de Valores, queremos atingir isso, porque isso vai acordar as pessoas”, ele disse aos agentes disfarçados, de acordo com documentos judiciais.
O gabinete da Procuradoria dos EUA divulgou dados sobre a prisão do homem.
Redação Oeste, com informações da Agência Estado