A Fifa, entidade máxima do futebol internacional, anunciou as sedes das três próximas Copas do Mundo em evento nesta quarta-feira, 11. Enquanto a Copa de 2026 será realizada no Canadá, no México e nos Estados Unidos, o torneio seguinte, de 2030, também terá três sedes: Espanha, Marrocos e Portugal, com partidas inaugurais na Argentina, no Paraguai e no Uruguai.
Quatro anos depois, a Copa de 2034 será sediada na Arábia Saudita. A ser realizada 12 anos depois da Copa do Mundo no Catar, a sede reflete o investimento árabe no futebol, impulsionado pelos lucros provenientes da extração de petróleo.
A decisão foi anunciada pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino, em um congresso virtual. As Copas de 2030 e 2034 tiveram apenas uma candidatura cada uma, sendo ambas confirmadas por aclamação, com aplausos de mais de 200 federações membros da entidade.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
O príncipe Abdulaziz bin Turki bin Faisal Al Saud, presidente do Comitê Olímpico e Paralímpico Saudita, considerou hoje como “um momento histórico para a Arábia Saudita e um sonho realizado para os nossos 32 milhões de habitantes que simplesmente amam o futebol”.
“Futebol vive em nossos corações, então sediar uma Copa do Mundo da Fifa é a maior honra, e temos trabalhado para isso há muito tempo”, disse Yasser Al Misehal, presidente da Federação Saudita de Futebol. “Aceitamos a responsabilidade e a oportunidade de ajudar a crescer o futebol globalmente e de contribuir positivamente no cenário mundial.”
A Arábia Saudita nunca sediou um torneio dessa magnitude antes e terá de construir oito estádios para o evento. Todas as nações anfitriãs terão entrada automática no torneio, que foi expandido para 48 equipes.
Fifa bate o martelo, e Brasil sediará Copa do Mundo Feminina
A federação ainda anunciou que a próxima Copa do Mundo Feminina, disputada de junho e julho de 2027, terá como sede o Brasil. Para Infantino, o torneio “terá um impacto massivo não apenas na América do Sul, mas em todo o mundo, elevando o futebol feminino a um novo patamar em termos de participação e popularidade”.
O torneio feminino contará com partidas em 12 estádios espalhados por todo o país:
- Macaranã (Rio de Janeiro);
- Mané Garrincha (Brasília);
- Mineirão (Belo Horizonte);
- Castelão (Fortaleza);
- Mangueirão (Belém);
- Beira-Rio (Porto Alegre);
- Fonte Nova (Salvador);
- Neo Química Arena (São Paulo);
- Arena Pernambuco (São Lourenço da Mata, município da Região Metropolitana do Recife);
- Arena da Amazônia (Manaus);
- Arena Pantanal (Cuiabá); e
- Arena das Dunas (Natal).
A primeira fase do torneio qualificatório será realizada em novembro e dezembro de 2026, em um único país, com seis equipes classificadas com base no último ranking Fifa de futebol feminino.
As duas melhores equipes avançarão para a fase final do qualificatório, que será disputada também em sede única em fevereiro de 2027. Nessa fase, elas se juntarão a duas equipes da Concacaf, uma da Conmebol e uma da Uefa.
As seis equipes serão divididas em três caminhos, com partidas eliminatórias diretas para determinar as três equipes finais classificadas para a Copa do Mundo Feminina Fifa 2027. Times da mesma confederação não poderão ser sorteados no mesmo caminho.
Leia também: “Petrobola: a Arábia Saudita entra para o mapa do futebol”, reportagem de Anderson Scardoelli publicada na Edição 179 da Revista Oeste