O tutor de Hulk, conhecido como o “maior pit bull do mundo” e avaliado em R$ 12,5 milhões, disse que os filhos e netos de seu cachorro foram exportados ilegalmente para o Reino Unido.
Hulk pesa 80 kg e mede 1,80 m quando está sobre as patas traseiras. A Lei de Cães Perigosos proíbe o Pit Bull Terrier no Reino Unido desde 1991.
O primeiro-ministro Rishi Sunak prometeu proibir os cães American Bully XL (raça desenvolvida a partir do Pit Bull Terrier) até o final do ano, depois de uma série de mortes na ilha.
Greenan tem uma empresa de criação de cães de guarda em New Hampshire, nos Estados Unidos. Ele alega que é fácil para os “traficantes desonestos” do Reino Unido conseguirem cães proibidos ilegalmente, inclusive os descendentes do seu.
Dono do maior pit bull do mundo diz que é fácil traficar a raça para o Reino Unido
“Tenho uma grande base de fãs no Reino Unido e as pessoas me enviam mensagens dizendo que viram ‘tal e tal cachorro’, então sei que os netos de Hulk estão no Reino Unido e talvez até um ou dois de seus filhos diretos”, disse o tutor do maior pit bull do mundo.
Greenan se mostrou preocupado com os descendentes de Hulk na entrevista que concedeu ao jornal britânico The Sun. “Eu nunca enviaria meus cães para o Reino Unido. De jeito nenhum eu enviaria um pit bull para um país onde eles são proibidos”, disse ele.
Leia também
As regulamentações governamentais britânicas dizem que os cães que saem da América para o Reino Unido devem ser microchipados, vacinados contra a raiva e ter um certificado veterinário declarando sua raça. Mas Greenan disse que é fácil burlar as regras.
“É muito mais fácil do que você imagina. É bem simples. O cachorro só vem com uma papelada que diz que é outra coisa que não um pit bull ou XL Bully”, explicou.
Para o criador de cães de guarda, as proibições “simplesmente não funcionam” se as pessoas estiverem determinadas a infringir a lei para ter os cachorros proibidos. “O governo deveria pegar o dinheiro que usaria para fazer cumprir a proibição e usá-lo para educar as pessoas sobre como criar seus cães de maneira adequada”, disse Greenan.
Os filhos do dono do maior pit bull do mundo participaram do adestramento do animal desde que tinham sete e dois anos. Para Greenan, o segredo é a criação e o treinamento dos cães.
Ele alega que é mais provável que uma pessoa seja atacada pelo “cachorro mimado da vizinha”. “Cerca de 90% das pessoas neste mundo não entendem que os cães precisam de estrutura, regras e limites”, explica.