A Finlândia aderiu oficialmente à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) nesta terça-feira, 4. A adesão à aliança ocidental foi motivada pela invasão da Ucrânia por Vladimir Putin.
Enquanto se erguia a bandeira azul e branca da Finlândia na sede da Otan em Bruxelas, o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, disse, em uma conferência militar em Moscou, que o Ocidente está intensificando seu confronto com a Rússia.
Shoigu lembrou aos participantes que Belarus logo terá a capacidade de atingir alvos inimigos com armas nucleares táticas. Na semana passada, o presidente russo, Vladimir Putin, disse que Moscou planejava basear no país vizinho o sistema de mísseis Iskander-M lá.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que a adesão da Finlândia à Otan obrigou Moscou a tomar contramedidas não especificadas para garantir sua segurança. O vice-ministro das Relações Exteriores, Sergei Ryabkov, disse à mídia local que as relações com Washington entraram em colapso. “As relações estão destruídas”, disse Ryabkov. “Os Estados Unidos são responsáveis por isso.”
A adesão da Finlândia à Otan é um golpe significativo para o Kremlin, cuja justificativa para a invasão da Ucrânia incluía o objetivo de impedir a expansão da aliança para o leste. Os EUA são os guardiões do tratado de 1949 que estabeleceu a aliança. O primeiro ato do ministro das Relações Exteriores da Finlândia, Pekka Haavisto, como membro da Otan foi endossar o pedido de adesão da Suécia.
Relacionadas
O Pacto de Varsóvia acabou porque era um pacto de fachada. Assim como a URSS era somente de mentirinha. O povo dos países “satélites” não queriam. Assim a URSS derreteu, o “Pacto” de Varsóvia foi junto. Prova é que a Polônia é hoje uma inimiga da Russia. A OTAN é outra história os países aderiram livremente e não querem se afastar e sim atrair outros para se defender do imperialismo expansionista russo e agora chinês. Perigo é a aproximação da Russia e China. Essas culturas não conhecem liberdade, nem direitos humanos e civis. Já para os EEUU com todos seus defeitos, esses princípios são inegociáveis. Só não enxerga isso quem está obscurecido por ideologia ou por outras razões menos nobres.
OTAN Organização do Tratado do Atlântico Norte e não do Trabalho. Favor corrigir
Tirando os erros do texto foquinha e indo ao assunto:
A Rússia invadiu a Ucrânia e ganhou dois novos componentes a Noruega e a Finlândia. Dentro em breve, a Suécia.
Vocês não tem revisores? Erros como esse sao comuns na revista. Uma pena.
A OTAN deveria ser dissolvida no momento em que acabou o Pacto de Varsóvia.
Mas essa medida não era apoiada pela indústria armamentista ocidental e pelas próprias nações europeias que queriam ” dividir” o custo de suas forças armadas entreas nações e USA. Conseguiram criar uma burocracia bélica perigosa para a todo o mundo. ” MUITO INTELIGENTE “!!!!
Essa guerra é sobre energia e ainda vai longe.
Organização do Trabalho do Atlântico Norte! Novidade pra mim, sempre foi Org. Do Tratado do A. N. Ou NATO North Atlantic Treaty Organization
Lamentável. Jornalista da geração Paulo Freire?