As rodadas desta quinta-feira, 13, foram de vitórias de virada para o tênis brasileiro em torneios distintos. No período da tarde, o carioca João Fonseca, de 18 anos, avançou às quartas de final na chave de simples do ATP 250 de Buenos Aires. Fonseca superou o anfitrião Federico Coria (115º no ranking mundial), por 2 sets a 1 (2/6, 6/4 e 6/2).
Assim, com a vitória de hoje, o brasileiro vai subir do atual 99º lugar no ranking para o 89º na próxima atualização da lista da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP). Fonseca também se tornou o tenista mais jovem a passar às quartas do torneio argentino nos últimos 20 anos.
Fonseca enfrenta outro argentino
“Foi uma partida difícil. Ontem [quarta-feira] eu estava me sentindo melhor em quadra. Hoje [quinta], eu estava errando bolas fáceis, um pouco nervoso”, disse o atleta, em entrevista depois da segunda vitória consecutiva em Buenos Aires. “Mas estou feliz por ter lutado até o final. É muito especial. Será a minha terceira quarta de final na ATP. Agora é descansar para amanhã”.
O carioca terá um importante desafio nas quartas de final em Buenos Aires. Pela frente, outro argentino, Mariano Navone (47º), que eliminou o dinamarquês Holger Hune (12º), com vitória por 2 sets a 0 (6/1 e 7/6). No histórico recente do jovem tenista está principalmente a vitória sobre o russo Andrey Rublev – número 9 do mundo na ocasião –, na segunda rodada do Aberto da Austrália, por 3 sets a 0.
O Brasil conta também com Thiago Wild no ATP 250 de Buenos Aires. Atual número 77 do mundo, o paranaense, de 24 anos, enfrentará nesta sexta, 14, o sérvio Laslo Djere (112º) em partida das quartas de final.
Mais cedo, quem também se superou em quadra foi a paulista Bia Haddad Maia, em parceria com a alemã Laura Siegemund. A dupla derrotou as favoritas ao título do WTA 1000 de Doha, Elise Mertens e a australiana Ellen Pérez.
Desse modo, Bia e Laura se classificaram às semifinais do torneio, depois de derrotarem Elise e Ellen por 2 sets a 1 (5/7, 6/4 e 11/9). Na última terça (11), a parceria Brasil–Alemanha já havia levado a melhor sobre a dupla cabeça de chave 4, composta da norte-americana Sofia Kenin e da ucraniana Lyudmila Kichenok. Bia e Laura brigam por uma vaga na final do WTA nesta sexta em horário ainda a ser definido. Elas terão pela frente a dupla da chinesa Jiang Xinyu com a taiwanesa Fang-Hsien Wu.
+ Leia mais notícias de Esportes na Oeste