A fêmea de gorila Ndakasi ficou órfã em 2009, quando sua família foi chacinada por caçadores na República Democrática do Congo. Ela foi criada no Parque Virunga pelo tratador Andre Bauma. Os dois ficaram mundialmente conhecidos através de uma selfie tirada por Balma em 2019 em que Ndakasi e outra fêmea de gorila chamada Ndeze fazem pose eretas, como se quisessem imitar os humanos.
Agora, Ndakasi voltou a emocionar com uma foto tirada pouco antes de sua morte, após uma longa doença não revelada. Segundo o Parque Nacional Virunga, Ndakasi “deu seu suspiro final nos braços de seu cuidador e amigo da vida inteira Andre Bauma”.
Leia mais: “Brasileiros estão entre os vencedores do concurso de fotos da Nature Conservancy”
Bauma declarou que foi “um privilégio apoiar e cuidar de uma criatura tão amorosa. Foi a natureza doce e a inteligência de Ndakasi que me ajudaram a entender a conexão entre os humanos e os grandes primatas e por que nós devemos fazer de tudo ao nosso alcance para protegê-los. Eu tenho orgulho de considerar Ndakasi minha amiga”.
Uma linda amizade desses dois, só não explicaram direito qual foi o motivo da morte dela! 🤔
Que coisa sensacional. Muito emocionante. Parabéns pra esse rapaz por ter feito esse ato tão maravilhoso que é o de acolher os nossos irmãos animais.
Temos muito o que aprender ainda….longo caminho.
Que tenhamos a misericórdia de Deus, para aprendermos o verdadeiro sentido da palavra “amizade” com os animais. Vida longa a Andre Bauna