Um eclipse solar, fenômeno em que a Lua cobre parte do Sol, ocorreu na tarde desta segunda-feira, 8, em alguns pontos da América do Norte.
Nos Estados Unidos, por exemplo, o eclipse solar total chegou a produzir uma sombra que cobriu uma área ocupada por 31,3 milhões de pessoas, de acordo com a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa).
Leia mais: “Planetário do Rio tem programação especial para o eclipse solar total”
Moradores do México, dos Estados Unidos e do Canadá conseguiram ver o fenômeno em sua totalidade.
Eclipse solar ocorreu por mais de uma hora
Ao todo, o evento durou cerca de 70 minutos a 80 minutos, de acordo com a Nasa. Em alguns lugares, ocorreu por pouco mais de quatro minutos. Em outros, caiu para 1 ou 2 minutos. Neste momento, o dia escurece e a temperatura cai.
Só é possível visualizar o evento em sua totalidade quando a luz da atmosfera do Sol contorna a Lua. Era a única chance de observar o fenômeno sem nenhum tipo de proteção. De todos os outros jeitos, era necessário utilizar algum tipo de equipamento para proteger os olhos. Quem usou câmeras ou binóculos, por exemplo, recebeu a recomendação para escolher um filtro especial.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
O próximo eclipse solar total ocorrerá em 12 de agosto de 2026 e poderá ser visto de partes da Groenlândia, Islândia, Portugal e Espanha. Quem vive no Brasil terá de esperar até 12 de outubro de 2045 para acompanhar o fenômeno, com visibilidade total em uma faixa do Norte e Nordeste do país.
Confira: “Eclipse raro faz região do Canadá declarar estado de emergência”
Haverá um eclipse solar ainda em 2024, mas não será total. O próximo fenômeno vai ser do tipo anular, isto é, quando a Lua bloqueia apenas parte da luz do Sol. A previsão para o fenômeno é 2 de outubro de 2024 e poderá ser visto no Brasil.
Veja fotos e vídeos do eclipse solar nas redes sociais.
Veja também: “Imagem da Semana: a Lua cobriu o Sol”