A polícia francesa realizou nesta terça-feira, 20, uma operação nos escritórios do comitê organizador da Olimpíada de Paris 2024 para investigar um suposto caso de corrupção em licitação.
O primeiro inquérito contra o comitê organizador da Olimpíada de Paris 2024 começou em 2017 e envolve uma série de acusações, que vão de conflitos de interesse, corrupção e até desvio de recursos públicos.
Uma segunda investigação começou em 2022 tanto no comitê organizador quanto na Solideo, empresa que realiza projetos de infraestrutura, como a construção da vila dos atletas e do centro aquático fora de Paris.
Segundo o promotor nacional de Justiça da França, as investigações foram iniciadas após uma auditoria da Agência Francesa Anticorrupção.
O comitê e a Solideo informaram que estão cooperando com os investigadores.
O conselho executivo do Comitê Olímpico Internacional realizou uma reunião em sua sede na Suíça para discutir os preparativos para os Jogos de Paris.
“Estamos cientes de que houve uma busca pela polícia na sede de Paris 2024 hoje”, salientou o COI em nota, “Fomos informados pelo Paris 2024 que eles estão cooperando totalmente com as autoridades neste assunto.
O orçamento total da Olimpíada de Paris 2024 já passou de 8,8 bilhões de euros (cerca de R$ 45 bilhões). A previsão inicial era de 6,6 bilhões de euros (cerca R$ 34 bilhões em 2017).
Cerca de 30% do total desse valor será pago pelo Estado francês.
Os projetos de infraestrutura realizados pela Solideo custarão cerca de 4 bilhões de euros, incluindo a construção da vila dos atletas, infraestrutura de transporte e piscinas.
Os organizadores ainda estão procurando patrocinadores adicionais, e o Tribunal de Contas da França (Court des Comptes) informou em janeiro que “permanece a incerteza sobre o equilíbrio do orçamento”.
Olimpíada de Paris 2024 será vitrine para governo Macron
Paris está correndo para se preparar para a Olimpíada, que será realizada de 26 de julho a 11 de agosto do próximo ano.
O presidente Emmanuel Macron vai utilizar os Jogos Olímpicos para alavancar sua popularidade, em forte baixa entre os franceses.
O presidente já anunciou que a Olimpíada será a forma de a França mostrar suas credenciais ecológicas, já que os eventos serão realizados principalmente em locais existentes, sem a construção de novos estádios.
Os jogos também são vistos como uma oportunidade de desenvolvimento para o subúrbio de baixa renda de Paris, principalmente na região de Seine-Saint-Denis, onde serão realizados vários eventos e os atletas ficarão hospedados.
Os organizadores da Olimpíada de Paris 2024 foram duramente criticados por cobrar altos preços dos ingressos dos torcedores.
O Macron vai se reunir com o Molusco para saber como no Brasil isto tudo aconteceu e como se livrar deste problema.
Garanto …!