O ministro da Defesa francês, Sébastien Lecornu, disse que a França vai entregar “centenas” de veículos blindados até o início do próximo ano para a Ucrânia. De acordo com ele, esse envio faz parte de um novo pacote de ajuda militar para o país que acabou de entrar no seu terceiro ano de guerra contra a Rússia.
Em entrevista à edição deste domingo, 31, do jornal La Tribune, Lecornu disse que para manter uma linha de frente tão extensa, o Exército ucraniano precisa, por exemplo, de veículos blindados de transporte de pessoal. “É absolutamente fundamental para a mobilidade das tropas.”
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
O Exército francês atualmente substitui seus antigos veículos blindados VAB, que começaram a ser usados em 1979, por uma nova geração de veículos blindados. Esses equipamentos antigos serão encaminhados para serem usado no combate entre Ucrânia e Rússia.
“Este equipamento antigo, ainda operacional, está indo diretamente para a Ucrânia em grande quantidade”, disse o ministro da Defesa, que avisou que a França também vai fornecer mais mísseis antiaéreos para Kiev. “Estamos falando de centenas [de veículos] em 2024 e início de 2025.”
A ajuda da França para a Ucrânia na guerra contra a Rússia
A medida surge quando o governo francês pressiona sua indústria militar a aumentar a produção para atender às necessidades urgentes de munição de Kiev. Lecornu afirmou, na terça-feira 26, que a França em breve será capaz de entregar 78 obuseiros Caesar para a Ucrânia. De acordo com ele, Paris ainda aumentará seu fornecimento de projéteis para o aliado do leste europeu.
Leia também: “Ditadores também sentem medo”, reportagem de Dagomir Marquezi publicada na Edição 207 da Revista Oeste
Revista Oeste, com informações da Agência Estado
Veículos de transporte de tropas que o Brasil de Lula se recusou a vender para a Ucrania.
Eles nunca esquecerão.