A fronteira da Colômbia com a Venezuela concentra a maior quantidade de plantações de drogas do mundo. A informação aparece no relatório do Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (Undoc) divulgado nesta quinta-feira, 29. Os dados compilados se referem ao ano de 2020.
“Norte de Santander (nordeste) se consolida como o departamento com a maior área de cultivo do país, com 40.084 hectares”, informa o documento. É a primeira vez que a região supera Nariño, nos limites com o Equador, em área destinada a esse tipo de plantio. Os colombianos são os principais produtores mundiais de cocaína — à frente dos peruanos e dos bolivianos.
Em 9 de junho, o Undoc já havia revelado dados gerais sobre o monitoramento das culturas ilícitas no ano passado: a produção de cocaína cresceu 8% (1,2 mil toneladas), e isso ocorreu mesmo com a redução de 7% das plantações (143 mil hectares).
Segundo o presidente da Colômbia, Iván Duque, os traficantes que atuam no país são protegidos pelo ditador venezuelano, Nicolás Maduro. As duas nações compartilham 2,2 mil quilômetros de fronteira, mas estão com relações cortadas desde 2019.
Leia também: “Salário-mínimo da Venezuela compra apenas 1% da cesta básica”
Ledo engano, Maduro não protege traficante, ele é o traficante!