O furacão Milton, que atingiu a Flórida, nos Estados Unidos, resultou em pelo menos 16 mortes. As informações são de autoridades locais. A destruição se espalhou ao longo da costa, danificando residências, linhas de energia, árvores e edifícios.
O Departamento de Polícia confirmou que oito condados registraram 16 mortes relacionadas à tempestade. Ainda há possibilidade de aumento no número de vítimas, enquanto as autoridades continuam a avaliar o impacto nas comunidades afetadas.
Até agora, cerca de mil pessoas foram resgatadas, segundo o governador Ron DeSantis. Um resgate dramático ocorreu quando uma equipe salvou uma mãe e seus quatro filhos, presos por sete horas nas enchentes.
“Em lugares como Daytona Beach e Saint Augustine, e até mesmo no coração da Flórida, como Orlando, houve tanta chuva no lado norte dessa tempestade que estamos tendo alguns eventos de inundação”, afirmou DeSantis, em pronunciamento à imprensa. Ele mencionou ainda que o furacão gerou vários tornados na região.
Para mitigar os danos, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, enviou mais de 8 mil agentes federais ao sudeste do país, incluindo a Flórida, visando a continuar os esforços de recuperação do furacão Helene e responder aos impactos do furacão Milton. Milton tocou o solo em Siesta Key por volta das 20h30, como de categoria 3.
A força do furacão
Antes de atingir os EUA, o furacão causou 19 tornados na Flórida. Na categoria 3 da Escala Saffir-Simpson, Milton apresentou ventos de 178 a 208 km/h, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA, que alertou sobre possíveis danos devastadores.
Mesmo depois da passagem de Milton, alertas de tempestade foram emitidos na costa centro-leste da Flórida e ao norte, na Geórgia.
Na Flórida, 15 condados receberam ordens de evacuação, afetando cerca de 7,2 milhões de pessoas. Em Orlando, parques temáticos, como Walt Disney World, Universal Orlando e Sea World, fecharam temporariamente.
Autoridades em Hillsborough, Pinellas, Sarasota e Lee, que foram duramente atingidos, pediram aos moradores que permanecessem em casa devido a bloqueios de estradas, pontes e inundações.
Em New Port Richey, mais de 700 pessoas buscaram abrigo em uma escola local. Em Saint Petersburg, parte do teto do estádio Tropicana Field foi destroçado pelos ventos.
As inundações trouxeram situações inusitadas, como a aparição de um jacaré em Fort Meyers. Em Naples, o nível da água subiu para 1,5 m acima das marés normais, o segundo maior já registrado. No interior de Tampa, em Plant City, o administrador municipal descreveu a situação como “absolutamente impressionante”, relatando 340 mm de chuva.
Previsões meteorológicas
A Flórida ainda enfrenta riscos de inundações de rios, com previsões de chuvas que podem somar até 457 mm nos próximos dias.
Biden recomendou a todos os afetados pelo furacão Milton que permaneçam “em casa e longe das estradas”, ressaltando que linhas de energia caídas, escombros e estradas destruídas estão criando condições perigosas. O presidente ainda afirmou que “a ajuda está a caminho”.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste