O telescópio espacial James Webb descobriu a galáxia mais antiga do universo, já encontrada. Trata-se da GLASS-Z13 que surgiu há 300 milhões de anos depois do Big Bang. A informação é parte de um estudo de 25 pesquisadores da Universidade de Harvard e do Centro Smithsonian de Astrofísica (EUA).
“Estamos potencialmente olhando para a luz estelar mais distante que alguém já viu”, afirmou Rohan Naidu, pesquisador do Harvard Center for Astrophysics, em entrevista à agência de notícias AFP, na quarta-feira 20. “O telescópio quebrou recordes, localizando uma galáxia que existia quando o universo tinha apenas 300 milhões de anos.”
Relacionadas
Segundo os cientistas, devido à expansão do Universo, a galáxia já deve estar há 33 bilhões de anos-luz da Terra. Antes da descoberta, a galáxia mais antiga já conhecida era a GN-Z11, encontrada em 2015 também pelo Webb, que surgiu 400 milhões de anos depois do Big Bang, com cerca de 15 bilhões de anos-luz.
A galáxia só foi detectada por conta da luz infravermelha do telescópio, algo que não pode ser percebido ao olho nu. Segundo os pesquisadores, o Webb funciona como uma máquina do tempo. A nova descoberta mede cerca de 1,6 mil anos-luz de diâmetro. Já a Via Láctea, galáxia onde a Terra está localizada, possui 100 mil anos-luz de diâmetro, ou seja, no critério de tamanho elas ainda são menores.
James Webb
Enviado em dezembro do ano passado, Webb localiza-se a 1,5 milhão de quilômetros da Terra, sendo fruto de uma parceria entre a Nasa e a Agência Espacial Europeia. O telescópio é o maior já enviado ao espaço, demorou 30 anos para ficar pronto e custou cerca de US$ 10 bilhões.
Ao todo, 20 mil pessoas participaram do desenvolvimento da tecnologia, desde engenheiros a astrônomos. A agência dos EUA sustenta que o telescópio cria um “novo olhar para universos distantes”, em outras estrelas, e que investigue a estrutura do universo. Assim, os seres humanos podem compreender melhor o planeta Terra.
O nome do telescópio é em homenagem a James Edwin Webb (1906-1992), antigo administrador da Nasa. Webb liderou a missão Apollo, responsável por colocar os primeiros homens na Lua.
Gostaria de saber como o Webb encontrou a GN-Z11 em 2015 se ele somente foi lançado em dezembro de 2021 conforme relatado na reportagem.
A galáxia mais antiga já conhecida era a GN-Z11, encontrada em 2015 também pelo Webb. Como se o Webb foi lançando ano passado?
Opa! Tem erro no texto produção!!
“Antes da descoberta, a galáxia mais antiga já conhecida era a GN-Z11, encontrada em 2015 também pelo Webb” <– o James Webb só foi lançado no final do ano passado, como ele encontrou uma galáxia em 2015?
Pessoalmente acho que há um erro crasso nessa informação! TEORIA! TEORIA É UMA SUPOSIÇÃO! PORTANTO COMENTARISTAS SUPOSICIONISTAS DÊEM UMA BRECADA AÍ!
Até alguns anos atrás era tal de “teoria” pra lá e “teoria” pra cá até que… PASMEM! DESCOBRIRAM E DESCONFIARAM QUE ESTAR “ablando” Teoria, teoria já não pegava mais tanto essa criativa dessa “verdade”! Então… então… RETIRARAM DE SEU PALAVRÓRIO ESSA PALAVRINHA QUE ESTAVA LHES PREJUDICANDO A SUA NARRATIVA! A palavrinha… teoria! Pronto agora sim! Parece coisa de gente científica grande! “Aconteceu há bilhão de anos um tal do bigsbangs…” é e eles estavam lá presentes em espírito e viram, presenciaram essa biguizbanguiz e… TAÍ! AGORA ESTÁ DE ACORDO! MAS A NARRATIVA É SEMPRE UMA NARRATIVA PARA OS DE espírito da incredulidade! Gosto de citar: “Louco disse em seu coração: NÃO HÁ DEUS!” Deixar de ser louco é deixar de narrar! Tentativas mil de tentar provar de que não Há DEUS!
“sou uma gota no oceano, mas sem mim o oceano seria menor” (Madre Teresa de Calcutá)
E que tal um microscópio com a mesma capacidade para descobrir todos os vírus e bactérias potencialmente prejudiciais à humanidade? Por que desviar a atenção do ser humano para além de 30 bilhões de anos-luz da Terra? O que está por trás dessa quimera?
Fantástico… Logo irão descobrir uma mais antiga ainda. Antes do aparecimento das galáxias, segundo os entendidos, haviam apenas estrelas isoladas que mais tarde se reagruparam e formaram essas primeiras galáxias.