Fenrir, um gato da raça savannah F2, conquistou o título de maior gato doméstico vivo pelo Guiness World Records. Ele mede aproximadamente 50 centímetros. O reconhecimento ocorreu em 30 de setembro deste ano.
Segundo informações do Guiness, o gato pertence a William John Powers, da cidade de Farmington Hills, em Michigan, nos Estados Unidos.
O animal é resultado do cruzamento de um gato doméstico com um serval, felino selvagem natural da África. O termo F2 significa que o gato é de uma prole de segunda geração, com um avô serval.
Ver esta publicação no Instagram
De acordo com o Guiness, esse cruzamento se tornou popular entre os criadores na década de 1990. Em 2001, os savanaahs foram aceitos como uma nova raça.
O avô de Fenrir, um serval chamado Kongo, era um gato selvagem alto. Ele passou essa característica para seus descendentes. Conforme diz o Guiness, apesar de ser da linhagem de um felino selvagem, Fenrir é ainda um gato extraordinariamente alto para a raça, com cerca de 2,5 centímetros a mais, em comparação aos savannahs de tamanho médio.
Com apenas dois anos e dez meses de idade, Fenrir ainda pode superar a altura de seu irmão, Arcturus, morto em 2017. Arcturus entrou para o Guiness em 2016, quando conquistou o título de gato doméstico mais alto. “Mantive um gráfico de crescimento de ambos os gatos, e Fen estava muito próximo de Arc durante toda sua infância”, explicou Powers.
Muito lindo, gostaria de ter um
O serval,do focinho à cauda,mede cerca de 1,25 m.A nossa Jaguatirica é um pouco “maior” podendo chegar a 1,35 m.O gato doméstico por sua vez tem em média 0,55 m.
Via de regra,o cruzamento ocorre entre um macho selvagem e uma fêmea doméstica.
Comparando o tamanho dos animais imagino que sejam gatos de proveta.Naturalmente,seria impossível.
Existem RATOS aqui maiores do que este gato.
Acho perigoso esses cruzamentos. O instinto selvagem sempre prevalecerá.
Aqui no Brasil temos um gato muito maior que esse.