O gato Kroshik, reconhecido como o felino mais gordo do mundo, morreu no sábado 26, algumas semanas depois de ser resgatado e levado a uma clínica de emagrecimento para animais de estimação. Sua jornada de emagrecimento chamou atenção de muitos.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
O nome Kroshik, que significa “migalhas” em russo, faz referência à sua história. Ele residia em um hospital em Perm, na Rússia, onde os funcionários o alimentavam com bolachas e sopa, resultando em seu peso excessivo. Ao ser resgatado, Kroshik pesava impressionantes 17 quilos.
Durante seu tratamento na clínica, o gato conseguiu perder 1 kg. Sob os cuidados de nutricionistas e fisioterapeutas especializados, ele se recuperou significativamente. Kroshik voltou a andar e até se exercitava em esteira e hidroginástica. Sua transformação o tornou uma celebridade nas redes sociais, atraindo milhares de fãs que torciam por sua recuperação e emagrecimento.
Veterinários afirmaram que o gato Kroshik apresentava um tumor no baço
Veterinários relataram ao jornal britânico Daily Mail que Kroshik apresentava um tumor no baço, mas ainda não sabiam se essa condição contribuiu para sua morte. Especialistas afirmaram que o peso ideal para um gato malhado como Kroshik gira em torno de 5 kg, evidenciando o quanto seu peso estava acima do recomendado.
No domingo 27, os cuidadores de Kroshik compartilharam a triste notícia em suas redes sociais. “Ontem, Kroshik passou mal de repente”, afirmaram os tutores. “[Kroshik] começou a engasgar e a ter falta de ar. Imediatamente, colocamos uma máscara de oxigênio nele, mas sua condição piorou rapidamente. Os esforços da equipe para ressuscitá-lo, infelizmente, não tiveram sucesso. Ele não partiu sozinho. Até seu último suspiro, esteve cercado pelo nosso time, que lutou intensamente por sua vida.”