Por Raphaël Lima
O que está acontecendo na Geórgia nos últimos dias é um aviso sobre o que pode ser o rumo da censura no Brasil caso as coisas continuem na direção que estão.
Não é a Geórgia o estado dos EUA, e sim o país Geórgia, na fronteira com a Rússia, no Cáucaso.
Um partido pró-Putin conseguiu uma grande representação no Parlamento e está tentando pela segunda vez aprovar uma lei que dará amplos poderes para perseguir opositores.
Saiba mais: A normalização da censura
A “Lei Russa“, como foi apelidada, obriga que qualquer organização que receba mais de 20% de seu financiamento do exterior se registre como “Entidade trabalhando para os interesses de outro país”.
Pior, caso o Ministério da Justiça decida, ou caso uma denúncia seja feita, mesmo que anônima, organizações e suas lideranças podem ser investigadas.
Seus participantes podem ser monitorados e grampeados, suas contas abertas e varridas, e suas atividades investigadas e expostas. Isso pode incluir a mídia, organizações que combatem corrupção, e ativistas de todos os tipos.
Assim, qualquer organização que descobrisse algum escândalo de corrupção poderia ser investigada e perseguida.
Qualquer organização promovendo liberdade, livre-mercado, uma aproximação com a Europa e o mundo livre, ou qualquer coisa que incomode os interesses da Rússia ou de Vladimir Putin, pode ser devassada.
População da Geórgia manifestou contra a censura
Tão grave é a ameaça que em torno de 20% a 30% da população da capital georgiana, Tblisi, saiu para protestar na semana passada e no último domingo, debaixo de chuva torrencial.
Saiba mais: Censura no Brasil começa a ser notada no mundo
Com em torno de um milhão de habitantes, a capital foi tomada por luzes e gritos contra a lei autoritária.
Para termos um senso de proporção, os protestos na Avenida Paulista em 2016 pelo impeachment de Dilma atraíram em torno de 3 milhões de pessoas, também em torno de 25% da população da capital paulista.
A Duma, o parlamento russo, aprova a lei. Não é surpresa, a Rússia tem uma versão extremamente similar em vigor em seu solo.
A lei chega num momento onde 80% da população da Geórgia defende a entrada na União Europeia.
Apesar de seus defeitos, a UE é uma enorme proteção contra as forças armadas russas, o que é extremamente relevante já que a Geórgia já foi invadida em 2008.
O motivo oficial foi a desculpa padrão de Putin: estão oprimindo russos.
A realidade é que como o país começou a se afastar da influência do Kremlin e se tornar liberal, uma intervenção foi inventada para intimidar e trazer o país de volta ao controle autoritário russo.
Os autoritários não podem permitir que a liberdade crie raízes.
Onde ela existe, sua luz de prosperidade atrai mentes e pés, e com isso expõe o atraso dos países autoritários, revoltando sua população, que pode com isso se sentir inspirada a derrubar seus ditadores.
Brasil pode ser Geórgia de amanhã
Aqueles que amam e carregam a tocha da liberdade precisam se unir e prestar solidariedade onde quer que sejam atacados, pois nossos inimigos são numerosos, poderosos e sem qualquer escrúpulo.
Saiba mais: Twitter Files Brasil expõe ‘complexo de censura’ no Brasil
Uma comissão parlamentar nos EUA expôs a censura e perseguição contra opositores no Brasil, para avisar os americanos de que os abusos cometidos por Biden e seu governo podem tomar rumos ainda mais graves, como aqueles tomados aqui.
Para eles, o Brasil hoje pode ser os EUA de amanhã. E a Geórgia de hoje pode ser o Brasil de amanhã.
Não duvidemos…
Não acredito que chegaremos a este ponto. Porém, cabe a nós esta luta. Não temos perfil de país e nem de povo, que se sujeitaria a esta barbaridade.
Mas, não podemos baixar a guarda, nunca.
Errado! Por qualquer bolsa família, por qualquer vale-gas, os brasileiros entregam-se a qualquer candidato e a qualquer regime, sem contestar!!! Tenho profundo respeito e admiração pelo Rio Grande do Sul e pelos gaúchos, mas esperemos no que vai dar a compra de consciências travestidas de ajuda financeira às vítimas da tragédia das inundações!!!!
O RS, assim como outros estados, tem uma peculiaridade, os eleitores da capital tem viés esquerdista, Porto Alegre tem eleito prefeitos de esquerda desde 1985, lê-se esquerda PT, PDT, PMDB/MDB, PV. Mas o RS é muito grande, tem mais de 490 municípios e no interior o povo é conservador, mantém suas tradições e presa pela família, patriotismo e liberdade, por conta disso, acho que essa catástrofe vai trazer um forte sentimento de indignação com esse desgoverno!
Não é nem por isso… o povo é acéfalo. Não pensa, não lê, não interpreta texto, e repete o q a Globo diz… não precisam nem de eleição… nosso futuro é a Geórgia… pq essa turma fica por aqui uns 60 anos, ou mais. Quando o pensamento anti marxista for amplamente conhecido e compreendido, talvez tenhamos alguma forma de nos representar. Cabe a disseminação e ensino desses pensadores, em casa, pelos pais. E comprar os livros físicos, pq jaja não os teremos mais na net e muito menos nas livrarias.