O Google começou a cancelar as contas de usuários que utilizam o VPN para assinar o YouTube Premium. Segundo denúncias de usuários, a empresa norte-americana baniu os perfis sem nenhum aviso prévio.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Usuários utilizam esse serviço para parecer que estão em outro país. Também usam para pagar mais barato por plataformas de streaming.
“Acabei de ver este e-mail e estou muito confuso”, escreveu um internauta, na rede social Reddit. “Não sei por que minha assinatura foi cancelada. Isso é real? Por que meu YouTube Premium seria cancelado?”
“Confirmaram que estão reprimindo as assinaturas baratas de VPN”, relatou outro internauta, na mesma rede social.
Google considera que os usuários fornecem informações falsas de localização
Nos termos de uso do YouTube Premium, não há menção explícita sobre cancelamentos, em razão do uso de VPN. No entanto, o Google considera que os usuários estão fornecendo informações falsas sobre a localização.
Diferenças de preço justificam o uso de VPN
Os usuários justificam o uso da VPN pela grande diferença de preço entre países. Por exemplo, enquanto na Ucrânia a assinatura custa cerca de R$ 16, no Reino Unido, o valor sobe para aproximadamente R$ 90 por mês.
Situações semelhantes ocorrem na América Latina, onde o preço da assinatura é mais alto, em comparação com os países vizinhos.