Esse é o maior processo antitruste em 20 anos no país e tem o potencial de abrir uma sequência de casos judiciais contra as gigantes do setor
O Google está sendo processado nos Estados Unidos por supostamente violar a lei ao usar seu poder de mercado para afastar rivais. A ação antitruste é movida pelo Departamento de Justiça e 11 estados norte-americanos.
A empresa é acusada de pagar outras companhias, como fabricantes de telefones celulares, para manter seu sistema de buscas como o padrão.
LEIA MAIS: AS REDES SOCIAIS E A “CENSURA DO BEM”, NESTA EDIÇÃO DA REVISTA OESTE
O processo aponta que o monopólio seria mantido por meio de uma rede ilegal de acordos comerciais exclusivos e interligados que excluem concorrentes.
Segundo o Departamento de Justiça, esse mecanismo teria permitido ao Google manter o controle no mercado de publicidade nas buscas, com o “poder de cobrar mais do que poderia e reduzir a qualidade do serviço”.
Em comunicado, o órgão alega que o Google responde por quase 90% das pesquisas online nos EUA e exerce condutas anticompetitivas para garantir o controle do mercado
Esse é o maior processo antitruste em 20 anos nos EUA e tem o de abrir uma sequência de casos judiciais contra as gigantes do setor.