Em meio à preocupação dos japoneses em relação à presença de público nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o governo do país fechou questão: vai defender a ideia de que não seja permitida a participação de espectadores estrangeiros nas competições durante os Jogos, em função da pandemia de covid-19. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 9, pela emissora local Kyodo News.
Haverá uma reunião entre autoridades do governo do Japão, do Comitê Organizador dos Jogos e do Comitê Olímpico Internacional (COI), que ainda não tomou uma decisão final sobre a presença de público de fora do país nos estádios e ginásios. O anúncio deve ser feito até o fim do mês. No dia 25 de março, começa o revezamento da tocha olímpica, um dos eventos preparatórios mais simbólicos dos Jogos.
Leia também: “Mesmo sem vacina, COI garante Olimpíada de Tóquio”
A expectativa é que os organizadores divulguem, até abril, o número permitido de torcedores que poderão acompanhar as disputas nas arenas olímpicas.
De acordo com pesquisa publicada pelo jornal Yomiuri, 77% dos japoneses são contrários à presença de público estrangeiro na Olimpíada. Apenas 18% são favoráveis.
Os Jogos de Tóquio, inicialmente programados para o ano passado, foram adiados para 2021 — depois de muito debate sobre um eventual cancelamento do evento. A Olimpíada acontecerá entre os dias 23 de julho e 8 de agosto. A Paralimpíada, de 24 de agosto a 5 de setembro.
Leia mais: “Nova variante do coronavírus é encontrada em brasileiros no Japão, diz governo”