A militante ambientalista Greta Thunberg, de 23 anos, e outros ativistas foram detidos em Haia, na Holanda, por bloquearem parcialmente uma estrada em protesto contra subsídios a indústrias de combustíveis fósseis. As detenções ocorreram neste sábado, 6.
Leia também: “Greta Thunberg e a guerra ecológica contra a classe trabalhadora”, artigo de Brendan O’Neill publicado na Edição 172 da Revista Oeste
Antes da ação, o grupo ambientalista Extinction Rebellion havia planejado bloquear uma estrada principal para Haia. Contudo, a presença policial, incluindo agentes a cavalo, impediu o acesso dos ativistas. Mesmo assim, um pequeno grupo conseguiu se sentar em outra via e foi detido por desobedecer às ordens policiais.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Ao ser detida em um veículo da polícia holandesa, Greta Thunberg fez um gesto de vitória. Os ativistas empunhavam bandeiras e cantavam uma música com os seguintes dizeres: “Somos imparáveis, outro mundo é possível”.
Greta Thunberg and "climate friends" block the highway in The Hague and are arrested. Dutch police are not joking. pic.twitter.com/iwed8dJDr7
— RadioGenoa (@RadioGenoa) April 6, 2024
Greta Thunberg acumula multas na Europa
Os ambientalistas já bloquearam pelo menos 30 vezes a rodovia que passa pela sede temporária do Parlamento da Holanda. Durante a ação, um dos participantes exibia uma faixa com esta frase: “Esta é uma rua sem saída”.
Em fevereiro, a ativista sueca de 23 anos foi absolvida por um tribunal em Londres, depois de se recusar a obedecer a uma ordem policial para abandonar um protesto que bloqueava a entrada de uma conferência da indústria de petróleo e gás no ano anterior.
Greta Thunberg já foi multada diversas vezes na Suécia e no Reino Unido por desobediência civil relacionada a manifestações.
Já passou de graça muito tempo, não tem notícia melhor na pauta não? Quanto mais vocês publicam, mas ela vai ficar dando fiasco por aí.
Uma enxada para essa rapariga aprender que labor é honrado e ecoa realizações e não sua vadiagem ilógica.
Deveriam dar uma troxa de roupa pra ela lavar e passar.
A pirralha não vai nunca deixar de ser pirralha.