A ativista Greta Thunberg foi presa nesta quarta-feira, 4, em Copenhague, na Dinamarca, durante um protesto contra a guerra na Faixa de Gaza. A informação foi confirmada por um porta-voz do grupo estudantil que organizou a manifestação.
Ao todo, a polícia dinamarquesa deteve seis pessoas na Universidade de Copenhague, onde cerca de 20 manifestantes bloquearam a entrada de um edifício e três conseguiram entrar.
Um porta-voz da polícia relatou à agência de notícias Reuters sobre as detenções, mas não confirmou as identidades dos detidos. No entanto, um porta-voz dos Estudantes Contra a Ocupação afirmou que Greta estava entre os presos.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Uma imagem publicada pelo jornal Ekstra Bladet mostra a ativista em uma van, aparentemente algemada.
Greta tinha sido presa em junho
A ativista sueca já havia sido detida em junho, depois desobedecer a autoridades da Finlândia. Ela participava de uma manifestação climática em Helsinque, capital do país nórdico. A filial finlandesa do movimento Extinction Rebellion foi responsável por promover o evento.
De acordo com a agência de notícias STT, a manifestação reuniu entre mil e 2 mil pessoas. Apesar da ordem para dispersar, centenas permaneceram no local. “Os ativistas não obedeceram à ordem de sair, e a polícia começou a fazer prisões”, explicou o chefe de polícia de Helsinque, Heikki Porola.
Leia também: “Greta Thunberg é detida (de novo) em manifestação na Holanda”
Na ocasião, Greta discursou em frente ao Parlamento finlandês, para “alertar” sobre uma suposta crise climática. Em suas palavras, disse “lamentar” a falta de atenção à mensagem dos ativistas. “Não importa o quão alto gritemos, eles não nos ouvem.”
Cadê os protestos sobre a Amazônia?? Será que seu c@f3tão* não permite???!!!
*”Se você vende os seus ideais, as suas ideias em troca de benefícios também será considerado pr0stituiçã0.” Dicionário Aurélio
criança milionária e mimada.
Pelos comentários aqui, dá para se ter a exata noção do que a direita do Brasil é formada: pessoas abarrotadas de ódio e preconceituosas. Fascistas e machistas.
O mais curioso é que a ampla maioria é apegada a fatores de centro-esquerda, como vínculos trabalhistas e outros, e sequer sabem que a extrema direita prega o fim de vários desses fatores.
Ou eu estou enganado e todos ganham acima de R$15000, são altamente especializados, donos de empresas de médio porte, herdeiros, etc.
Sugestão: aprendam a ler e pensar por si mesmos.
De onde você tirou a conclusão de que os comentários foram escritos por pessoas da direita? Além de ser preconceituoso, você usa o mesmo discurso que acusa as pessoas, que não pensam como você, de fascistas. Defina o que são fascistas? Duvido que você saiba o que é ser fascista. Apenas segue a cartilha e a repete como bom papagaio. E por que “machistas”? De acordo com a sua cartilha, também não é permitido criticar pessoas do sexo feminino? A sugestão mais realista é de que você é quem tem que ler mais (e tentar entender o que lê, se a sua capacidade cognitiva assim permitir) e, o mais difícil, pensar por si mesmo (ao invés de seguir a cartilha).
Estranho essa hipocritazinha não falar mais nada da Amazônia e do Pantanal em chamas. Tão novinha e tão sem vergonha.
Que fique por muito tempo e caia no esquecimento!
A participação dela nesses eventos tem apenas este objetivo: causar! Polemizar. Aparecer nas páginas dos jornais. Ter visibilidade. Um saco!
Que continue presa para sempre !!!
“Gretes, Boules, Lules” e por aí vai…
Como dizia a minha vó: são farinha do mesmo saco.
Gretha, você causará muito mais impacto se você for morar na Faixa de Gaza e lá ser uma ativista.
Quer ajuda para passagem aérea?
porque ela não vai protestar lá no Irã ou outros paises islamicos?
O problema desta garota é falta de …
Essa nojentinha arrumou uma maneira de ganhar a vida sem trabalhar!,
Dá uma carteira de trabalho prá ela, que ela some.
… ou um suquinho de testosterona.
Quem paga as viagens dessa moça, para essas manifestações em diversos países?
Ativistas que tem dinheiro.