A Corte Internacional de Justiça, também conhecida como Tribunal de Haia, emitiu nesta sexta-feira, 26, uma série de medidas provisórias contra Israel. Elas teriam como base a necessidade de proteger os direitos dos palestinos em Gaza.
+ Leia mais notícias do Mundo no site da Revista Oeste
O anúncio antecede a decisão final sobre os méritos do caso aberto pela África do Sul. O país africano acusa o Estado israelense de praticar genocídio na guerra em curso contra o grupo terrorista Hamas.
Leia também: “África do Sul, que acusa Israel de ‘genocídio’, não reconhece o Hamas como grupo terrorista”
O painel de 17 juízes também determinou que Israel deve fornecer “assistência urgentemente necessária para enfrentar as condições adversas de vida em Gaza”. No entanto, o tribunal não atendeu à demanda da África do Sul por um cessar-fogo unilateral imediato.
Julgamento ainda não terminou
Com apoio de uma maioria de 15 a 2 no tribunal, a decisão desta sexta-feira refere-se apenas ao pedido para que se apliquem medidas emergenciais. Enquanto isso, o caso segue em julgamento.
Até a publicação desta nota, a Corte continuava fazendo a leitura detalhada da decisão. A transmissão acontece pelo YouTube.
Veja essa: “Apoio à denúncia de ‘genocídio’ contra Israel deixa Brasil ao lado de Irã, Venezuela e Nicarágua”
Haia “manda” !!!! ???? Frase muito mal redigida. Pressupoe o rebaixamento de uma naçao soberana e orgulhosamente independente como Israel ao nivel de uma republiqueta das bananas….
Tx non ok. Mas que tal condenar os líderes do Hamas por genocídio uma vez que o objetivo deles é dizimar israelences isso sim é genocidio
Israel deve continuar com o extermínio de todos os terroristas do Hamas.
Israel devia dar uma banana pra esses desocupados demagogos e hipócritas. Mais de 1600 presos políticos no Brasil, gente sendo torturada e morrendo na cadeia, perseguições, censura, confisco de bens e o tribunal não dá um pio. Que se fod*** esses vagabundos hipócritas.
Só condenam Isrrael? Quem iniciou esta guerra?
Israel deve fornecer assistência??? É ridiculo.isso. israel deve cortar toda a assistêncoa que fornece.
Não há mais justiça no mundo.
Sabe o que isso significa ?? NADA
Pois é, é uma ‘ordem’ tão genérica e imprecisa – típica de políticos – que até contempla a eliminação de terroristas para evitar que palestinos e judeus sejam usados como escudos humanos e reféns. Se todos os grupos terroristas forem extirpados, o mundo terá menos violência.