O presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, afirmou que o grupo terrorista Hamas “deve ser eliminado”. Ele falou sobre o tema em entrevista ao programa 60 Minutes, do canal norte-americano CBS. O conteúdo foi ao ar no domingo 15.
Ao mesmo tempo, Biden condenou a entrada do Exército israelense na Faixa de Gaza. “Acho que seria um erro de Israel ocupar Gaza novamente”, disse o democrata. “Os elementos extremistas do Hamas não representam todo o povo palestino.”
As falas aconteceram justamente quando as tropas israelenses se preparam para uma invasão por terra ao território de Gaza, que é controlado pelos terroristas do Hamas.
Leia também: “Dia mais mortal para os judeus desde o holocausto, declara Biden, sobre os ataques em Israel”
Ao ser perguntado se acha que o grupo terrorista Hamas deve ser totalmente eliminado, Biden respondeu afirmativamente: “Sim, acredito.” O presidente dos EUA, porém, acrescentou que “é preciso haver uma autoridade palestina, um caminho para um Estado palestino.”
A resposta de Israel à entrevista de Biden foi imediata. O embaixador do país nas Organizações das Nações Unidas (ONU), Gilad Erdan, lembrou que a única maneira de eliminar o Hamas é entrar em Gaza e que Israel não tem interesse em ocupação do território.
Leia também: “Israel retoma fornecimento de água para Gaza”
“Não temos interesse em ocupar Gaza ou em permanecer em Gaza”, afirmou o embaixador de Israel na ONU. “Mas, como estamos lutando pela nossa sobrevivência, e a única maneira é destruir o Hamas, teremos que fazer tudo o que for necessário.”
Benjamin Netanyahu convida Biden para visitar Israel nos próximos dias
![Hamas, Eliminado, Joe Biden](https://medias.revistaoeste.com/qa-staging/wp-content/uploads/2023/10/7a007d06-37fa-41f0-82ba-021a0a06dfbf.jpg)
Na mesma entrevista, Joe Biden, expressou confiança na Força de Defesa Israelense com relação as ações humanitárias. Historicamente, os EUA têm sido um dos maiores aliados de Israel.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, convidou Biden para ir ao país do Oriente Médio ainda esta semana, em uma “visita de solidariedade”.
Leia também: “Vídeo: ‘Próxima fase está chegando’ diz Netanyahu á soldados israelenses“
Biden seria o primeiro chefe de Estado a visitar Israel depois dos ataques terroristas do Hamas, apoiados pelo Irã, que vitimaram centenas de civis, incluindo bebês e idosos.
A Casa Branca ainda não confirmou o convite, embora a imprensa de Israel dê como certa a dia do líder norte-americano na quarta-feira 18.
Israel pede que a população deixe o norte de Gaza em direção ao sul do território
![Hamas, Eliminado, Joe Biden](https://medias.revistaoeste.com/qa-staging/wp-content/uploads/2023/10/e3fe70a5-5f04-4f06-b9b4-2afe01215ceb.jpg)
Com o objetivo de proteger a população palestina, Israel apelou para a evacuação de 1 milhão de pessoas no norte de Gaza, pedindo que fossem para o sul do território.
As autoridades dos EUA têm trabalhado para ajudar os norte-americanos que pretendem deixar a Faixa de Gaza e a Cisjordânia. No entanto, segundo a imprensa norte-americana, ainda não há registro de que algum deles tenha conseguido sair.
Não se enganem. Biden FINGE apoiar Israel.