O presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, afirmou que o grupo terrorista Hamas “deve ser eliminado”. Ele falou sobre o tema em entrevista ao programa 60 Minutes, do canal norte-americano CBS. O conteúdo foi ao ar no domingo 15.
Ao mesmo tempo, Biden condenou a entrada do Exército israelense na Faixa de Gaza. “Acho que seria um erro de Israel ocupar Gaza novamente”, disse o democrata. “Os elementos extremistas do Hamas não representam todo o povo palestino.”
As falas aconteceram justamente quando as tropas israelenses se preparam para uma invasão por terra ao território de Gaza, que é controlado pelos terroristas do Hamas.
Leia também: “Dia mais mortal para os judeus desde o holocausto, declara Biden, sobre os ataques em Israel”
Ao ser perguntado se acha que o grupo terrorista Hamas deve ser totalmente eliminado, Biden respondeu afirmativamente: “Sim, acredito.” O presidente dos EUA, porém, acrescentou que “é preciso haver uma autoridade palestina, um caminho para um Estado palestino.”
A resposta de Israel à entrevista de Biden foi imediata. O embaixador do país nas Organizações das Nações Unidas (ONU), Gilad Erdan, lembrou que a única maneira de eliminar o Hamas é entrar em Gaza e que Israel não tem interesse em ocupação do território.
Leia também: “Israel retoma fornecimento de água para Gaza”
“Não temos interesse em ocupar Gaza ou em permanecer em Gaza”, afirmou o embaixador de Israel na ONU. “Mas, como estamos lutando pela nossa sobrevivência, e a única maneira é destruir o Hamas, teremos que fazer tudo o que for necessário.”
Benjamin Netanyahu convida Biden para visitar Israel nos próximos dias
Na mesma entrevista, Joe Biden, expressou confiança na Força de Defesa Israelense com relação as ações humanitárias. Historicamente, os EUA têm sido um dos maiores aliados de Israel.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, convidou Biden para ir ao país do Oriente Médio ainda esta semana, em uma “visita de solidariedade”.
Leia também: “Vídeo: ‘Próxima fase está chegando’ diz Netanyahu á soldados israelenses“
Biden seria o primeiro chefe de Estado a visitar Israel depois dos ataques terroristas do Hamas, apoiados pelo Irã, que vitimaram centenas de civis, incluindo bebês e idosos.
A Casa Branca ainda não confirmou o convite, embora a imprensa de Israel dê como certa a dia do líder norte-americano na quarta-feira 18.
Israel pede que a população deixe o norte de Gaza em direção ao sul do território
Com o objetivo de proteger a população palestina, Israel apelou para a evacuação de 1 milhão de pessoas no norte de Gaza, pedindo que fossem para o sul do território.
As autoridades dos EUA têm trabalhado para ajudar os norte-americanos que pretendem deixar a Faixa de Gaza e a Cisjordânia. No entanto, segundo a imprensa norte-americana, ainda não há registro de que algum deles tenha conseguido sair.
Não se enganem. Biden FINGE apoiar Israel.