O Hamas divulgou um vídeo neste sábado, 11, em que afirma a morte de Nadav Popplewell, 51 anos, um refém israelense-britânico. Os terroristas palestinos disseram que o homem não resistiu aos ferimentos sofridos por um ataque aéreo de Israel na Faixa de Gaza, ocorrido há mais de um mês.
A notícia foi divulgada por meio de um comunicado no canal da facção terrorista na plataforma Telegram.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Sinais de espancamento
Cerca de uma hora antes do anúncio, no mesmo canal, os terroristas postaram um vídeo de dez segundos no qual Popplewell, visivelmente debilitado e com um olho roxo, dizia seu nome enquanto lia um breve roteiro antes de a imagem cortar para um grande ponto de interrogação na tela.
Nas redes sociais, perfis que repostaram o vídeo perguntaram ironicamente: “Em poucos momentos… O que aconteceu?”
Tortura psicológica
O anúncio da morte de Popplewell pelo Hamas ocorre em meio a vários informes semelhantes divulgados pela organização terrorista desde o início da guerra.
O vídeo deste sábado, assim como outros do grupo islâmico, não foi confirmado por Israel.
O Hamas tem histórico de uso de desinformação e guerra psicológica.
Em seu perfil no Twitter/X, o advogado de direitos humanos e CEO do Fórum Jurídico Internacional, uma rede global de advogados que combate o antissemitismo, Arsen Ostrovsky, chamou o Hamas de “bastardos sádicos e malvados” e classificou o anúncio dos terroristas como “um vídeo de propaganda”.
Na mesma publicação, Ostrovsky destacou que Popplewell aparece no vídeo dos terroristas “torturado e espancado”. O advogado concluiu: “O que, aliás, também é um crime de guerra”.
A preocupação da irmã
Nadav Popplewell estava entre os capturados pelo Hamas durante os ataques sem precedentes protagonizado pelos terroristas palestinos no sul de Israel em 7 de outubro.
Em novembro, um mês após ele ser sequestrado, sua irmã disse à imprensa britânica que estava preocupada com sua saúde no cativeiro por ele ser diabético.
Lamento pela morte do refém, mas só trouxa acredita nesta desculpa meia boca dada pelo grupo terrorista Hamas. Só que infelizmente, sabemos que haverá veículos que acreditaram na informação dada por este grupo terrorista.
O culpado sempre é Israel, nunca os criminosos terroristas do Hamas.
Israel deveria lançar um bombardeio maciço contra esses ratos, de modo a não ficar um pra contar a história.
Os terroristas simplesmente o executaram com torturas psicológicas e físicas culpando eternamente Israel. Israel pra ter sossego tem de eliminar de vez o Hamas da Faixa de Gaza. Fora disso, nunca terá sossego. E o mais certo é Israel oculpar de vez a Faixa de Gaza e fazer uma alta seleção dos palestino que ali irão viver. Israel está lidando com doentes mentais e altamente animalizados. Eles só possuem a forma o formato humano, mas suas mentalidades são animalesca como todos aqueles que os apoiam. Não sou a favor de violências sejam elas quais forem, mas tem hora, que você tem de se precaver contra elas. Se você se isolar, eles irão se amontinar e depois te devorar. Então……………..
Na guerra, a primeira morte é da verdade.