Israel e Hamas realizaram mais uma troca de grupo de prisioneiros nesta quinta-feira, 30, como informou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Majed Al Ansari. O anúncio ocorreu depois do acordo do cessar-fogo ser prorrogado por mais um dia.
O grupo terrorista libertou 8 reféns, sendo 2 menores de idade e 6 mulheres, incluindo 1 mexicana, 1 russa e 1 uruguaia. Outras duas mulheres foram soltas no início do dia, enquanto as outras seis foram liberadas à noite.
The Israeli hostages who were released include 2 minors & 6 women of dual nationality:
— د. ماجد محمد الأنصاري Dr. Majed Al Ansari (@majedalansari) November 30, 2023
⁃A Mexican
⁃A Russian
⁃An Uruguayan
They We’re handed over to the ICRC.
Já o governo israelense liberou 30 palestinos que estavam detidos em prisões do país. O grupo é formado por 23 menores de idade e 7 mulheres.
Apesar do acordo exigir que 10 reféns sejam soltos pelo Hamas para cada dia de trégua, Israel aceitou a libertação de 8 nesta quinta-feira, 30, porque no dia anterior, os terroristas liberaram 16 pessoas.
Prorrogação da trégua para troca de prisioneiros
Israel e o Hamas chegaram em acordo para estender a pausa temporária no conflito por mais um dia, nesta quinta-feira, 30.
O acordo foi fechado poucos minutos antes do fim do último prazo concordado para o cessar-fogo.
Essa foi a segunda vez que o acerto foi renovado. A trégua iniciou na sexta-feira 24 e encerraria na segunda-feira 27. Porém, as partes resolveram prorrogar por mais dois dias depois de negociações.
Com o tratado, a pausa chega a seu sétimo dia, com a troa de reféns capturados pelo Hamas por prisioneiros palestinos de Israel. O cessar-fogo também permite a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza.
+ Leia as últimas notícias do Mundo no site da Revista Oeste
Estados Unidos
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, desembarcou em Israel para reforçar as negociações para ampliar a trégua na guerra entre Israel e os terroristas do Hamas.
Depois de se reunir com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, Blinken fez um pronunciamento e destacou que a prioridade é libertar as pessoas sequestradas há mais de 50 dias.
“Nosso foco é trabalhar com nossos parceiros para estender a trégua, assim podemos conseguir libertar mais reféns e enviar mais assistência”, declarou.